1 de junho de 2011

Goddess of Light

Editora Little Brown

Na vasta biblioteca do hotel em que eu estava hospedada (composta basicamente por livros deixados para trás pelos hóspedes, nas mais variadas línguas), o único livro que me atraiu foi "Deusa da luz", da autora P. C. Cast, que alguns devem conhecer pela série "House of Night" - "Marcada", "Traída", "Escolhida", etc, que obviamente se trata de vampiros - os quais eu não li.

Esse livro faz parte de uma série de livros sobre "Deusas", mulheres atuais que se encontram com os deuses da mitologia grega / romana / nórdica / etc e vivem um grande romance. No prefácio, ela já explica que "quer valorizar a mulher moderna e, afinal, não há nada mais afrodisíaco do que uma mulher inteligente e bem sucedida". Ou seja, estamos falando de mulheres que trabalham, são bem sucedidas, não deixam de ser bonitas e malhadas, e mesmo assim não encontram um grande amor, mas tudo bem aí vem um deus que passou a eternidade para se apaixonar por elas.

Nisso, de escrever um romancezinho água-com-açúcar, ela torce e distorce a mitologia (nesse caso, estamos falando de Apolo, o deus da luz, mas sobra para Artêmis, Dionísio e Zeus). Ora, qual é a graça de pegar personagens carismáticos como os deuses gregos e fazê-los mais planos que uma tábua rasa para uma pseudo valorização da mulher??

Para exemplificar: eis que a fulana - Pamela - está num mega hotel em Las Vegas com o seu deus grego, Apolo, pelo qual está perdidamente apaixonada, e que irá levá-la para jantar. Eis que a indivídua vê uma bolsa numa vitrine e surta (literalmente): ela precisa daquela bolsa. Quando vê o preço, ela desanima, "é uma jóia", e Apolo, sabendo que ela não vai aceitar se ele comprá-la de presente, faz uma mágica para ela ganhar as centenas de dólares num caça-níqueis, a fim de que ela mesma faça a compra. (Ah, é, claro, ela não aceita nem o dinheiro da aposta, e combina com ele que vão dividir os lucros se ganhar).

Pois é...

Bom, se você não tem mais nada a fazer, é uma leitura válida, em todas as outras situações, é melhor ler alguma outra coisa...

5 comentários:

  1. Moral da história: vc deveria ter levado mais livros decentes na mala, para não ter que ler qq bobagem. ;-)

    beijinhos dear!

    ResponderExcluir
  2. Eu levei o kindle, hahahahaha, mas eu tinha que aproveitar um livro de graça lá, né?

    No sábado, sai o post do 3o livro que eu li viajando - acabei no voo!

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. hehehehehehe ê Taci, só vc mesmo. Mas eu tb li um numa pousada em Camboriu e era aquele que vc deu para a Tati e que eu esqueci o nome.
    Comprei um livro tãaaao bobo que vc nem acredita. Depois que eu terminar eu te empresto!

    Bjos,

    ResponderExcluir
  4. Hahahahhaha... isso mesmo: se for o último livro da terra, sozinho com vc, numa ilha deserta, leia! Heheheheh...
    bjs
    Paulinha

    ResponderExcluir
  5. É um livro infanto-juvenil é obvio que você nao iria gostar.Não sei nem porque se deu ao trabalho de postar uma crítica tão ruim sobre o livro já que seu blog tem partes voltadas para indicações de literatura.

    ResponderExcluir