2 de maio de 2011

Diário de Bordo: China

Esse é um livro muito especial! Foi escrito por um amigo meu, o Leonardo Alves, ou Leo Branco, ou Leo - e isso é muito louco! Conhecer alguém, mas conhecer de verdade, que já publicou um livro, está disponível na Saraiva... Muito louco.

O Leo adora viajar, e já conheceu diferentes lugares do mundo, mas em 2009 ele foi para o lugar mais louco de todos: China, para passar um mês estudando mandarim, convivendo com chineses e conhecendo todos os pontos turísticos de Pequim. Ou Beijing.

Parênteses: Por que passamos a chamar Pequim de Beijing? Nós chamamos "London" de Londres, não? E "New York" de Nova York (ou Iorque!), não? Fecha parênteses.

É a visão da China e do mundo oriental de um estudante brasileiro de 20 e pouquinhos anos, bem aberto a conversar com as pessoas (mesmo se for uma chinesa na fila para ver o corpo embalsamado de Mao perguntando sobre Jackie Chan), bem aberto para experimentar coisas novas (literalmente, de cérebro de cavalo - booooom - a bicho de seda - nojeeeeento), e escrever um diário bem aberto sobre o que está pensando de toda situação e fazendo comparações com a cultura ocidental e nosso modo de pensar. Tudo de uma maneira bem informal e sincera, como emails enviados para amigos devem ser (e foram, literalmente).

Dá vontade de conhecer a China pessoalmente, mas é ótimo ter a visão de uma outra pessoa, que faz jus ao título de turista, fazendo coisas que eu nunca faria (como comer coisas estranhas). (E para relativamente corajosos para ir até lá: há opções de pizza hut e macdonalds a restaurantes brasileiros).

É uma leitura fácil, rápida e divertida. Eu recomendo e faço propaganda: é possível comprar o livro na Saraiva e na Loja Singular.

PS: Hoje é o dia dos parênteses.
PPS: (Hoje.)
PPPS: (Adoro!)

5 comentários:

  1. eu li e adorei! fiquei com mais vontade ainda de visitar a China! Eu também gostei da pegada informal do livro!

    ResponderExcluir
  2. taciiiiiiiiii!!
    Mto obrigado pela resenha, pelo apoio e pelo encorajamento!
    Fiquei mt feliz, mesmo =)

    ResponderExcluir
  3. "..faz jus ao título de turista.." - Ah, esse faz mesmo, se passa por turista em quase 98% dos países do mundo. Não tem como disfarçar, hehe...

    Também acho sensacional conhecer um cara que agora é autor de livro comercializado em lojas! Isso me inspira a um dia deixar a preguiça de lado e colocar o meu livro no papel.

    Parabéns Leo!!! Muito sucesso e boas vendas!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Li os emails e li o livro. Com o mesmo prazer.
    Lembro que à época da viagem, ao receber seus emails me sentia viajando junto, aprendendo a olhar o mundo de outra forma, chorando com as despedidas e rindo com os vários micos...
    Mas cm o Leo diz no final do livro, não basta conhecer de ouvir falar, tem que estar lá, pisar o chão!
    Vou comprar pra ter e presentear. Sempre é "IN" ter um amigo escritor, né? hehe

    ResponderExcluir