7 de outubro de 2010

Nobel 2010 - Mario Vargas Llosa

Hoje o Mario Vargas Llosa ganhou o prêmio Nobel de Literatura - e eu posso ficar feliz porque é o 1o ganhador que eu já tinha lido antes de ele ganhar o prêmio! (Acabei de conferir na wikipedia: de cerca de 100 ganhadores, eu já li 11.) E isso graças a minha mãe, que gosta e tem livros dele.

Eu acho ele mais sério do que o Gabriel Garcia Marquez, não tem todo aquele realismo fantástico, mas são parecidos nos cenários, na cultura.


Um dos livros que eu recomendo dele é A Guerra do Fim do Mundo, que é sobre a Guerra de Canudos (ok, não temos um nobel, mas um nobel já escreveu sobre o Brasil). É uma ficção claramente, mas me impactou bem mais do que Os Sertões (de Euclides da Cunha, que eu li só pelo desafio). O livro é de uma riqueza de detalhes impressionante, você se sente lá.
E lá pelas tantas, até encontra o repórter mirradinho, o Euclides.





Algo bem mais recente (de 2006) é Travessuras da menina má, uma história que navega por décadas do século XX, contando sobre os encontros e desencontros de um casal, desde a adolescência. Bem, eles não são lá muito um casal - ele a ama, ela faz joguinho enquanto muda de nome, identidade, personalidade, e o acaso os une, e a vida os separa.

Bem interessante pela mudança de cenário (Chile, França, Japão) e toda a história psicológica por trás desse romance que não faz bem aos envolvidos, é mais uma relação tóxica.



Conversando com uma amiga, não podemos deixar de conjecturar - os grandes autores brasileiros já viraram clássicos, estão mortos. Quem pode ser a nossa esperança de Nobel? Quem conhece bons autores contemporâneos brasileiros?

3 comentários:

  1. Taci, só por isso estou relendo um livro dele...
    bjs mamy

    ResponderExcluir
  2. Como má brasileira, li só o Travessuras. Gostei bastante. Não é meu livro latino preferido. Gosto bem mais de Amor nos Tempos do Cólera! Aposto que vc tb né Taci!

    Bjos,

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Aliás, só para completar, a amiga sou eu! hehehe
    Ainda tô pesquisando Taci!

    Bjos,

    Ana Paula

    ResponderExcluir