20 de outubro de 2010

O Sagrado

Nilton Bonder é um rabino brasileiro muito diferente para a própria comunidade judaica, segundo meu amigo judeu. Ele pensa diferente a religião e age diferente também. Para vocês terem uma ideia, na sinagoga dele, no Rio de Janeiro, a mulher tem o mesmo valor que o homem - o que é diferente do que é pregado pela tradição.
Minha amiga Ania leu A Alma Imoral dele também e gostou muito - seu pai se encantou tanto pelo autor, que comprou praticamente tudo que ele já publicou e esse é o primeiro livro que eles me emprestam do Nilton para ler.
O Sagrado é uma resposta ao Segredo, epidemia que atingiu o mundo a um tempo atrás falando da lei da atração - se você quer muito, o Universo vai lhe dar. O rabino se baseia tanto na Bíblia (só antigo testamento, claro) como na tradição judaica para responder a isso - que a lei da atração não funciona, afinal que teoria mais fácil que vem com uma justificativa para falha na ponta da língua: ah, não deu certo? É culpa sua que não quis o suficiente.
O autor fala da dimensão do Sagrado - que quer dizer "separado" - como fonte da benção, algo que independe da nossa vontade, vem de Deus. Por isso que a lei da atração não funciona.
O livro é curto e bem interessante, eu concordo com alguns pensamentos do autor, mas tem algumas partes que não são fáceis de entender, principalmente para mim que estou tão dentro do modo de pensar cristão. Aos meus amigos engenheiros, matemáticos e físicos (o rabino também é eng. mecânico, diga-se de passagem), eu me senti navegando num espaço vetorial sem saber quais eram as operações definidas para ele. Vou precisar ler mais livros do rabino para compreender melhor os conceitos em que se baseiam sua filosofia. Mas faço isso com boa vontade - é muito bom conhecer quem não pensa como a gente.

Um comentário:

  1. Eu vou apagar todos os comentários que não forem sobre o assunto do blog, que é literatura e livros. Se qualquer pessoa quiser discordar da minha opinião sobre os livros, é muito bem vinda para fazer comentários. Se quiser discutir relacionamentos, minha fé e opiniões sobre outros assuntos, por favor enviar e-mail para taciana_tcb@yahoo.com. Obrigada.

    ResponderExcluir