9 de outubro de 2010

Last Chance Saloon

Em português, os nomes dos livros da Marian Keyes são bem mais chatos: este, algo como o Salão da última chance, virou um É Agora... ou nunca, o que realmente não é a mesma coisa como pode parecer.
Trata de 3 amigos irlandeses em londres: Katherine, Tara e Fintan, aos 30 anos de idade, cada um enfrentando um desafio particular.
Tara é a desesperada, acha que está ficando velha, não tem mais tempo para arranjar um marido, então se mantém num relacionamento horroroso só para não ficar sozinha ou achar alguém que preste. Dá muita raiva como alguém pode ser tão auto-destrutivo! E eu sei que tem muita gente por aí que é a Tara da vida real. Como diria a Ania, 35 anos é uma idade ótima para se casar! Por que a pressa?
Katherine é a personagem que eu mais gostei. Com um trauma no passado, ela prefere não se envolver com os caras, manter uma aura enigmática, se fazer de durona, que não chora.
Fintan é bem sucedido, bonito, tem um relacionamento estável com um italiano (sim, é gay), até o diagnóstico surpreendente de câncer. Todo mundo acha que ele tem AIDS, é o maior preconceito. O fato de ele ir para o hospital, fazer quimio e tal, deixa as duas outras amigas a pensarem na vida completamente de outra forma.
Eu gosto da Marian porque ela um livro que se aproxima muito da nossa realidade, dá para ver conhecidos em situações parecidas. É realmente a chicklit moderna, vai falar de consumismo, dieta, romance, paixão com gente comum - Katherine é contadora, Tara é programadora (olha! primeira vez que eu vejo um livro com uma mulher que escreve software!). E tudo de maneira muito engraçada. Mas, aviso aos incautos, às vezes lembra bem aqueles romances de banca...
Esse livro quem me emprestou foi a Tati, que é a minha amiga digna de virar personagem desse tipo de livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário