11 de agosto de 2010

Clarice na cabeceira

Este é um livro de contos da Clarice Lispector diferente. Pediram para algumas pessoas escolherem seu conto favorito da autora e comentá-lo para entrar nessa coletânea.
É interessante ver como as pessoas criam essa relação passional com a Clarice, e mais que isso, com seus escritos. E pessoas completamente diferentes como Luís Fernando Veríssimo, Beth Goulart, Fernanda Takai, Benjamin Moser (autor de sua biografia), Rubem Fonseca, Lya Luft.
Depois de ler alguns textos dela, fica fácil entender porque isso acontece. Suas histórias são viagens ao fundo da alma, é como ler pensamentos, é como também ser lido.
Se você já tentou ler os livros de Clarice e achou uma viagem total (Paixão segundo G.H. A hora da estrela), comece com os contos para ir experimentando aos poucos, baixando as guardas, para sentir o livro mais do que entendê-lo.
(Confesso que se você for mulher, provavelmente será mais fácil de conseguir uma certa identidade... Geralmente os contos são do ponto de vista delas).
Nessa coletânea, também escolhi meu preferido: Felicidade Clandestina, o mesmo de Malu Mader (que na verdade oscila entre três).

3 comentários:

  1. Oi Taciana, quem me indicou seu cantinho foi a Milena... assim como vc sou blogueira e ADORO livros... adorei o pouco que vi por aqui, percebi que vou ficar hooooooras lendo e relendo suas indicações.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Taci, To visitando pela primeira vez seu blog.
    Adoro a Clarisse, mais nunca li um livro inteiro dela, vou tentar!
    um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou doido pra achar esse livro po... Toda vez que vou no shopping a livraria de lá nunca tem, tá sempre esgotado =/

    Já baixei da net, mas não gosto de ler assim, preciso pegar o livro, tocálo. Mas ainda compro ele e leio todinho!

    Gosto desse conto da felicidade clandestina, gosto quando ela diz:

    "Dessa vez era um amor mais realista e não romântico; era o amor de quem já sofreu por amor."

    Vou tomar a liberdade de te sugerir um post do meu blog pra você ler, espero que goste:

    http://mente-hiperativa.blogspot.com/2010/06/encontros-noturnos.html

    Bjo

    ResponderExcluir