7 de maio de 2010

Orgulho e Preconceito


Jane Austen escreveu 6 livros. E só. E é um fenômeno da literatura inglesa e mundial. Seu olhar crítico sob a sociedade inglesa de sua época (começo do século XIX) produziu histórias que transbordam humor, romance e sagacidade. Sou fã, já li todos os livros, tenho todos os livros, já vi os filmes lançados aqui no Brasil, várias vezes tudo, e talvez você também.Afinal, estamos falando dos sucessos Orgulho e Preconceito, Emma, Razão e Sensibilidade.
Eu sou apaixonada por essa época que as pessoas viviam de renda (realmente não sei da onde esse dinheiro vinha!), com as roupas enormes, e iam a bailes. As mulheres precisavam ser "prendadas" (ou "accomplisheds") sabendo várias línguas - francês, latim - dançavam, bordavam e desenhavam, enquanto esperavam maridos, por quem sempre se apaixonavam enormente porque eram cavalheiros, gentis e interessantes.
Ok, ok, ficção é ficção, mas como não ficar absurdamente feliz de ter encontrado meu Mr. Darcy de verdade, sem todo aquele rolo que a Liza teve que passar?
Eu adoooooooooro literatura inglesa. Vários dos meus livros favoritos vem de lá e finalmente conhecer a Inglaterra é um sonho realizado. Outra vantagem dessa literatura é a Editora Penguin que faz livros em papel jornal verdadeiramente baratos. Quinze anos atrás, quando eu conheci essa editora, meu pai me convenceu a comprar David Copperfield, porque era o maior livro entre as opções que custavam só 5 reais para valer bem a pena (demorei para ler e me apaixonei por Dickens).
Agora, esses livrinhos estão um pouco mais caros, mas continuam valendo a pena. Porque são clássicos, e lendo o original é mais fácil de entender o que o autor queria dizer (mesmo que, da primeira vez, você não entenda tudo que eles disserem!)

Um comentário:

  1. Olá, Taci!!!
    Jane Austin que ficou solteira com uma irmã, no final da vida eram sustendas pelos irmãos homens.
    É que as pobres mulheres não tinham renda, pq os bens eram administrados pelo herdeiro masculino mais próximo.
    bjs boa viagem...
    bem acho que vc já sabe disso...

    ResponderExcluir