3 de março de 2019

Americanah

Editora Companhia das Letras - Capa Cláudia Espínola de Carvalho

As questões de racismo e gênero estão a cada dia mais expostas e a cada dia mais polêmicas. Não sei onde isso vai parar, mas espero que seja um caminho para mais respeito e apreciação pelas diferenças.

Dessa forma, um livro como Americanah é uma joia rara, ao trazer uma visão não "tradicionalmente ocidental" do tema. Escrito pela Chimamanda Nogzi Adichie, nigeriana, é uma visão de uma negra da sociedade norte-americana atual, e é tão bem feito, tão perfeitamente contextualizado, que é fácil esquecer que é um trabalho de ficção.

A personagem principal, que vai para os Estados Unidos após a faculdade, até tem um blog em que comenta as questões raciais que se apresentam a ela, e ela vira uma referência no assunto, conseguindo até sobreviver de patrocínio e palestras - é uma vida de blogueira!

Outro ponto interessante do livro é o tanto de adjetivos e descritores para a pele negra - vários tons são diferenciados, e sempre de maneira positiva. 

Eu gostei muito de ler esse livro, assim como o outro livro dessa autora (Meio Sol Amarelo), e recomendo para todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário