16 de março de 2019

A glória e seu cortejo de horrores

Editora Companhia das Letras - Capa Alceu Chiesorin Nunes

Fernanda Torres é muita conhecida por ser atriz, e filha da Fernanda Montenegro, mas ela também é escritora e eu gosto muito dos dois livros que eu li dela: o Fim e esse mais recente: "A glória e seu cortejo de horrores", que só o título já é ótimo.

Interessante que os dois livros tem narradores - e personagens principais - masculinos, e eu realmente nunca vi dentro da mente de um homem, mas a narrativa da Fernanda Torres é envolvente, e totalmente verossímil. No caso desse último livro, um ator conta toda sua vida desde a juventude no teatro até o sucesso na TV, passando por uma peça shakesperiana patrocinada com dinheiro público fracassada, e a chegada na emissora religiosa. 

Não parece ficção, parece realmente a biografia de alguém que existe de verdade tamanhas as referências a fatos culturais do nosso país, sem realmente incluir alguém realmente conhecido.

Por fim, eu fui no lançamento do livro em São Paulo e foi fenomenal vê-la pessoalmente e ver sua mãe lendo o seu livro e dando vida para o personagem, junto com Antônio Fagundes. Ótimo também foi ver o Michel Laub na plateia, que é um dos meus autores preferidos, com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário