25 de abril de 2016

Fim

Editora Companhia das Letras - Capa Alceu Chiesorin Nunes

O livro Fim é exatamente sobre isso: o fim, o derradeiro, a morte. Do último para o primeiro, Fernanda Torres descreve os momentos finais de cada um de um grupo de amigos - morte trágica, por acidente, doença, suícidio, diferentes fins. 

É interessante que vamos tendo uma perspectiva de como foi a vida de cada um dos personagens ali pelo que acontece um pouco antes do fim, pelo que eles lembram (numa descrição mais longa do que a vida inteira num piscar de olhos).

Dá para refletir também sobre o que mantém juntos os amigos - ou o que os separam. Quando somos jovens, acreditamos que as amizades são eternas, principalmente aquelas de colégio, principalmente se você for uma garota - com melhores amigas para sempre e tal. Mas a vida muda muito, a gente muda um pouco, e descobre que manter amizade - considerando as da escola, as da faculdade, as da hidroginástica, as da igreja, as do trabalho anterior, etc - dá o maior trabalho (mesmo se for gerenciar boa parte delas por whastapp e facebook - encontros ao vivo é melhor nem citar).

No fim, quem vai estar com a gente? Ou melhor, quem a gente vai querer que esteja com a gente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário