21 de maio de 2015

Filhos: manual de instruções para pais das gerações X e Y

Editora Record

Para uma engenheira, nada como um livro que usa a expressão: "manual de instruções", ou seja, propõe-se claro e objetivo. Tania Zagury não decepciona com o seu livro "Filhos: manual de instruções para pais das gerações X e Y", ou seja, para nós, agora aos 30 e poucos anos, colocando gente no mundo.

Ela logo explica que depois de uma fase super autoritária e por consequência uma fase muito permissiva, essa geração sabe o que não fazer (não bater, não deixar tudo), mas ficou meio perdida com relação a como então educar e criar limites. Para propor alternativas, Zagury é bem direta: para os tópicos principais de educação ("alimentação", "escola", "birra", etc), ela explica quais as vantagens e motivos para atuar, e o que fazer. Em tópicos, senhoras e senhores, em tópicos! Sem blá blá blá. 

A autora não promete milagres, nada como a super nanny que resolve tudo em 3 dias. Com relação a birra, por exemplo, suas estimativas vão de 3 semanas a 3 meses, dependendo da criança - e dos pais, claro. É um manual de instruções, que entende que cada família tem um modelo diferente em casa - mas semelhante o suficiente para que o método funcione. Esta, é claro, é a promessa dela baseada em sua experiência como educadora.

Eu realmente gostei do livro, da filosofia da autora, e usarei como livro de referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário