1 de maio de 2015

A mocinha do Mercado Central

Editora Globo - Ilustrações Laurent Cardon

O livro "A mocinha do Mercado Central" ganhou o prêmio Jabuti de melhor ficção em 2012, e ao le-lo é possível ver a característica inerente a maioria da literatura premiada: bem escrito, e um tanto quanto complexo (porque ser bom e simples é coisa de gênio mesmo). 

Stella Maris Rezende conta a história de Maria Campos, resultado do estupro de sua mãe numa viagem de ônibus, que mora em Dores do Indaiá, no interior de Minas Gerais. Ela resolve conhecer um pouco do mundo, muda para outras cidades, e assume novos nomes e identidades de acordo com eles - e é possível dizer que ao se tornar uma pessoa diferente, Maria está mesmo se auto-conhecendo. 

Esse é um livro infanto-juvenil para adolescentes, e acredito que com muito conteúdo para ser discutido numa sala de aula. Eu não consegui me envolver muito com o livro (eu me perdi sem saber se ela estava imaginando ou realmente vivendo algumas coisas), mas achei a história interessante e muito bem amarrada - além do fato, é claro, de apresentar vários nomes e seus significados, tema que eu adoro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário