23 de abril de 2015

Em busca da Espiritualidade

Editora Ultimato - Capa Souto Crescimento de Marca

O título desse livro, Em Busca da Espiritualidade, pode dar uma ideia intimista do tema, mas o subtítulo explica: O Mercado da Fé e o Evangelho da Graça - ou seja, é uma abordagem mais sistêmica ou institucional do assunto (embora todo o ponto do livro seja defender a espiritualidade original dos ensinamentos de Jesus Cristo e não a espiritualidade refletida em algumas igrejas de hoje em dia).

O livro é curto e bem claro, o autor Carlos Queiroz não o deixa se tornar muito complicado ou afastado do leitor comum, sem deixar de ser profundo e verdadeiro. O trecho que eu mais gostei é lindo:

"Uma espiritualidade madura se manifesta na aceitação de nós mesmos e a vida que Deus nos deu. Quem ama a si mesmo consegue reelaborar para o bem as experiências, por mais traumáticas que sejam. Todas as pessoas, em maior ou menor intensidade, passaram por momentos encantadores e frustrantes. Na forma como encaramos essas experiências podemos identificar novas motivações para continuarmos a peregrinação da existência. Com certeza somos ávidos por nos animarmos com as experiências boas. Vários salmos na Bíblia são exemplos de como os eventos favoráveis inspiraram os narradores e nos ensinam a cuidar melhor de todo nosso ser. Nos deparamos também com experiências consideradas negativas, resultantes de pecados; todavia, pela confissão e pelo arrependimento, os salmos mostram que podemos acolher o perdão de Deus. Quando causamos males a nós mesmo ou a outras pessoas, e temos consciência disso, o arrependimento e a reparação da maldade podem gerar paz e segurança interior - e isto também é cuidar de si mesmo."

Atrevo-me a não só recomendar esse livro do autor, como os outros que não li. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário