14 de abril de 2015

Cranford

Domínio público
A autora Elizabeth Cleghorn Gaskell escreveu muitos livros sobre a Inglaterra Vitoriana, retratando os costumes da época, que são tão diferentes dos nossos em apenas 2 séculos - embora a natureza humana seja exatamente a mesma.

Em "Cranford", temos uma pequena vila em que a "sociedade" é composta só por mulheres. Há o médico, o dono do comércio, mas eles são considerados "outro nível", e são personagens secundários - os outros que poderiam ser esperados, como maridos, filhos, pais, morreram ou foram para outros lugares. Então, nessa socidade basicamente feminina, há fofoca, inquietações, temores, e bastante amizade. (Notável ver como elas se organizam frente a uma crise, com muita discrição e decoro, como se exigia.) 

Com relação ao relato de costumes, o que eu achei mais interessante era que as visitas só poderiam durar 15 minutos. Essa regra deveria ser cumprida sem olhar no relógio, para não ser indelicada. Era simplesmente esperado que as pessoas conseguissem estimar esse período de tempo, e não ultrapassa-lo. (Claro que em "festas" ou "encontros", o tempo junto era maior). É possível imaginar isso atualmente??? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário