20 de maio de 2013

Uncle Tom's Cabin

Editora Dover Thrift
Eu adoro ler clássicos - porque eles são clássicos. Se um livro venceu o teste do tempo, é praticamente garantida uma boa leitura. Assim é com "A Cabana do Pai Tomás", de Harriet Beecher Stowe, um romance do final do século XIX que através de uma história ficcional discute a escravidão nos Estados Unidos.

Mesmo sobre um assunto tão sério e pesado, o livro não é chato, os personagens são envolventes, e mesmo depois de ter acabado de ler, fiquei com aquela vontade de continuar acompanhando a vida deles. (Nota: o personagem principal é chamado de "Tio" no original, mas foi traduzido por "Pai" aqui, uma tradução cultural mesmo).

Eu não conheço a história (real) da escravidão nos Estados Unidos, mas gostei de ver argumentos a favor e contra da época, sendo que a autora claramente se opõe, mas não da maneira politicamente correta que temos hoje. Até a moral do mundo, de certa forma, mudou nesses últimos 100 anos.



Um comentário:

  1. oi Taci! Acabei de descobrir seu blog e adorei! Sempre que acabo um livro fico me perguntando o que ler em seguida e desta vez vou seguir sua dica! Um beijão! Rebeca

    ResponderExcluir