17 de setembro de 2012

Mil dias na Toscana

Editora Sextante - Capa Raul Fernandes
Não dá para ler "Mil dias na Toscana" sem ficar com muita fome. Escrito por Marlena de Blasi, chef de cozinha, ela descreve tudo o que cozinha, o que vê cozinhar, o que come na sua temporada na Toscana com o aparente único objetivo de nos dar água na boca. É um tal de falar de pão assado crocante, azeites de produtores locais, carnes marinados nos vinhos, massas caseiras, cozidos, sopas, pecorino, pães com uvas, doces fritos, mascarpone -  e vinho, muito vinho - que é impossível passar incólume. Ela passa algumas receitas, mas eu sei que não será possível reproduzir aqui, sem a carne de javali caçada na hora, os feijões frescos, o forno a lenha ou a fogueira no quintal, os sabores e aromas da Toscana. É preciso agendar uma viagem e ir para lá.

O pano de fundo - sim, porque na Toscana o essencial é a comida - é a mudança que essa americana faz com seu marido italiano da cidade de Veneza para o interior rural e as personagens que eles encontram lá. É uma história real, que começa com eles se apaixonando na meia-idade apesar das diferenças culturais contada em "Mil Dias em Veneza", que eu ainda não li. O inusitado é que não se trata de mil dias realmente, mas o livro faz um ciclo de Verão - Primavera - Outono - Inverno, percebendo que ainda existem pessoas que se acomodam com as estações como se mudassem a dança ritmos diferentes de música. Afinal, há um tempo certo de colher uvas ou azeitonas, recolher castanhas ou trufas, ver renascer as verduras após a temporada branca do inverno. Comida está no centro de tudo, e precisamos aproveitar as coisas boas da vida.

2 comentários:

  1. Como não leu ... se está vivenciando de corpo presente está lendo e interpretando. No fim essa é a melhor pesquisa, a da realização, pessoal e interpessoal ... "minha filha" é bom ouví-la, mesmo que de longe. Deus continue a abençoar-vos e veja se realmente sei tutti bona gente? Bjs, "pai estepe" (sogro.

    ResponderExcluir
  2. Já leu? ou ainda não....é bom demais!!!

    ResponderExcluir