22 de setembro de 2012

The Shakespeare Guide to Italy

Editora Harper Perennial - Capa Milan Bozic
Foi absolutamente irresistível ler um livro com o título "O Guia de Shakespeare para a Itália" - imaginem que o autor, Richard Paul Roe, viajou pela Itália procurando as referências que ainda estão lá nas peças "italianas" de Shakespeare.

Muitos estudiosos acreditavam que ele nunca tinha ido para a Itália, mas escreveu sobre esse país de "ouvir falar", cometendo vários erros (como ir de barco de Verona até Milão, duas cidades não litorâneas). O que Richard Paul Roe provou, através passeios, estudos de geografia e documentos, que o autor bardo não estava errado, ele descreveu exatamente o que viu no século XVI, mostrando também um profundo conhecimento cultural da sociedade da época (e que existia sim uma via aquática entre essas duas cidades, incluindo canais artificiais próprios para a navegação, que é utlizada em Dois Cavalheiros de Verona).

Embora algumas construções e lugares não existam mais da maneira como eram antigamente (como Messina citada em "Muito barulho por nada", que foi totalmente destruída depois de um terremoto e hoje está reconstruída), muito ainda permanece, como os bosques de sicômoros onde Romeu estava em Verona, ou mesmo uma boa aposta para a casa de Bianca e Katherina de A Megera Domada.

Um ótimo livro para levar numa viagem para a Itália e se espantar com o incrível Shakespeare que, além de escrever histórias ótimas, foi atencioso com os seus mínimos detalhes.

Um comentário:

  1. Em Verona mesmo, existe a casa da Giulietta/Julieta com a famosa sacada onde ela se encontrava com Romeu. Já fiquei com muita vontade de ler esse livro e viajar novamente para a Itália. =D

    ResponderExcluir