30 de junho de 2012

As Esganadas

Editora Companhia das Letras - Capa Victor Burton & AngeloAllevato Bottino
Assim como em "O Xangô de Baker Street", o tema de "As Esganadas" de Jô  Soares são os assassinatos em série "de época", aqui, no Rio de Janeiro de 1938, época de Getúlio Vargas e o mundo pré II Guerra Mundial. E foi exatamente isso que eu gostei no livro: a ambientação da época, as citações sobre as ruas, corrida de carros, transmissões de rádio com propagandas de produtos que seriam inimagináveis hoje (ou não, eu sei).

A história inclui um ex-investigador português com características de Sherlock para ajudar o delegado brasileiro a descobrir quem está matando as gordinhas "esganadas", ou seja, sufocadas com comida. Além de dois personagens mais secundários mas igualmente cativantes, o auxiliar do delegado, um pouco medroso, mas com uma vida paralela bem peculiar e a jornalista - repórter de Assis Chateaubriand - corajosa e petulante.

O livro é puro entretenimento, para ler num sábado a tarde, e se divertir enquanto se descobre junto com os personagens quem é esse serial killer brasileiro que nunca existiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário