2 de abril de 2012

Um Brasileiro em Berlim

Editora Nova Fronteira

João Ubaldo Ribeiro (colunista do Estadão) foi convidado pelo DAAD (uma organização de intercâmbio acadêmico Brasil - Alemanha) para morar por um ano em Berlim, com a família, em 1990. Como escritor trabalha em qualquer lugar, lá foi ele de mala e cuia e esse livro, com o título óbvio de Um Brasileiro em Berlim, contém as  crônicas que ele fez sobre o cotidiano dele lá, que foram publicadas em um jornal alemão.

O livro é realmente engraçado, abusando dos clichês das diferenças culturais entre brasileiros e alemães, João Ubaldo faz você rir alto. Até porque algumas coisas são exageros, mas outras não, ainda mais há 20 anos, onde um mundo globalizado pela internet mal despontava. (E algumas particulares,  como os bicicleteiros da cidade continuam bem verdadeiras, eu sei).

Também digna de nota é a curiosa sensação de familiaridade com o "personagem" Bento, seu filho de 9  anos que protagoniza vários causos. Hoje ele é conhecido por ser VJ da MTV (fez também comerciais e novelas da globo).

Embora o fator político não esteja em questão, o fato do ano ser 1990, recém-caído o muro, permeia as histórias através do seu impacto cultural. Mas é primordialmente um livro leve e engraçado, para ser ler num dia. Vou colocar aqui uns trechos para inspirar vocês a procurarem o livro.

"Formada em meio a esse cetismo, a família estava, naturalmente, desprevinida para os rigores do inverno. Senti-me na obrigação de realizar pelo menos um seminário preparatório. Comecei com informações básicas, numa conferência preliminar em que abordei vários tópicos, tais como o que é o inverno, o que é frio (com uma aula prática mais ou menos dentro da geladeira), o que é uma ceroula, por que não se pode passear no Halensee de bermudas e sem camisa em janeiro, como se ecplica que neve não é algodão nem tem açúcar, e assim por diante."

"Dir-se-ia então que é mais difícil um brasileiro ser atropelado em Berlim do que um nadador olímpico se afogar numa piscina infantil. Ledo engano, conclusão precipitada. Tanto eu quanto minha mulher, que sobrevivemos rotineiramente à travessia das ruas mais conflagradas do Rio de Janiero, já fomos atropelados diversas vezes em Berlim. O recordista sou eu, com uns oito casos, todos sem maiores consequências, a não ser uma contusãozinha ou outra e protestos indignados por parte dos atropeladores. Sim, porque não fui atropelado por carros, ônibus ou caminhões, mas pelo mais terrível, impiedoso e ameaçador veículo que circula pelas ruas de Berlim: a bicicleta."

4 comentários:

  1. Parece legal, Taci! Adoro livros de crônicas e tinha esquecido um pouco o João Ubaldo Ribeiro. E historias de "conflitos culturais" podem mesmo ser bem divertidas... hehehe

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal!!! Eu ri aqui! Já achei engraçado!

    Olha, não sabia que o Bento da MTV era filho dele.... herdou do pai o senso de humor, eu acho os dois mto engraçados!!!
    Adorei!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu quero ler esse livro agora.
    Dele eu só li "A casa dos budas ditosos" (maravilhoso, btw) e achei a premissa do livro muito boa. Vou procurar para achar.

    Obrigada pela dica!
    Bjs!

    ResponderExcluir