21 de setembro de 2011

O Mundo de Sofia

Companhia das Letras - Capa: Silvia Ribeiro

Esse considero esse livro um clássico. Pode não ser uma obra prima da literatura como de autores renomados que estamos acostumados a chamar de clássicos, mas tanto pela sua abrangência mundial e por não perder seu atrativo com a passagem de tempo (mesmo tendo só uns 15 anos, adolescente ainda).

 Quem já passou pela 3a década da vida (ou está nela) deve lembrar do sucesso que foi "O Mundo de Sofia" na época do lançamento. Sucesso de crítica e de vendas, mesmo com os 3 fatores contra: sobre filosofia, de um autor norueguês nada conhecido e um tijolo.

A verdade é que muita gente comprou, mas não sei se toda essa gente leu. Ou leu inteiro, as mais de 500 páginas. Mas tenho certeza que serviu para popularizar por aqui, relativamente, o autor Jostein Gaarder, que teve outros muitos livros publicados no Brasil, inclusive O Dia do Curinga.

 Nesse livro, existe a estória, com a Sofia, seu pai viajante e o seu professor misterioso de filosofia. E existe a história da filosofia, desde a concepção da própria e os primeiros pensadores sobre a vida e o sentido de tudo. No começo, são cartas - até a letra é diferente no livro - e depois são diálogos, também facilmente identificáveis. A história e a estória conversam entre si num certo nível, mas também dá para ler só a estória, pulando toda a parte didática da filosofia e se você não tem muita paciência para o tema, essa é uma das opções para "ler" o livro, pelo menos aproveita-se o enredo.

Esse livro funciona mesmo para quem quer conhecer um pouco de filosofia, saber mais ou menos quem foi e o que falou gente como Hegel, Nietzche, Sócrates, etc, mas sem se emaranhar muito pelo assunto - estudar seriamente filosofia demandaria um esforço bem maior, o qual, acredito, nem todos gostariam de exercer.

3 comentários:

  1. Graças a Taci consegui finalmente terminar a leitura deste livro que tentei durante o colegial...

    Essa dica de ler apenas a história se não estiver com muita paciência pra filosofia, é sensacional.

    Mas um dia eu ainda releio pra aprender sobre o pensamento filosófico.

    PS: obrigado mãe por ter lido o livro e feito os resumos pra eu passar de ano!!! Ops, posso falar isso aqui?

    ResponderExcluir
  2. Outro dia topei com um "seriado" na TV sobre esse livro. Muito interessante. Se já tivesse isso há tempos o Daniel não precisaria de mim! Mas gostei muito de lê-lo. Não havia tido contato com nada do tipo antes. Recomendo! bjs

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha... eu cansei da história, gostava mais da filosofia, não cheguei a terminar.... que pena! Vou pegar de novo pra ler!

    ResponderExcluir