12 de setembro de 2011

Pegando Fogo!

Editora Record

Você pode ter certeza de que "cresceu" quando lê um livro que é para adolescentes e percebe que não existe mais nenhuma sintonia com ele. Isso acaba de acontecer comigo, com esse livro da Meg Cabot que eu peguei emprestado da minha prima de 15 anos.

Não é que não seja bem escrito e levemente divertido, uma leitura fácil para entretenimento, o que pegou mesmo é a constatação que sim, se eu tivesse 15 anos eu iria gostar muito mais desse livro, (mas talvez nem tanto como alguém que escreveu num blog que chora toda vez que lê, já não é para tanto, né???). Não sou adolescente faz anos, mas incrível como você percebe que o tempo passa não pelos dias do calendário mas por pequenas surpresas do cotidiano que lhe fazem constatar que você mudou, pelo simples processo de amadurecimento - ou envelhecimento mesmo.

Quem está pegando fogo nesse livro é a Katie Ellison, super pop numa pequena cidade litorânea, namora o artilheiro do time de futebol americano do colégio, beija um outro carinha de vez em quando, e desestabiliza quando chega de volta a cidade seu amigo de infância, que sim, também gosta dela. Sim, são todos lindos, sarados e maravilhosos. Sim, ela é linda. E inteligente, trabalha na lanchonete local, tira fotos ótimas, tem uma mania de mentir para fugir de algumas enrascadas (o que obviamente cria outras), mas o principal mesmo é que ela quer beijar. Qualquer linha de pensamento, qualquer diálogo que esteja rolando é interrompido por um "nossa, mas eu queria beijá-lo", "mas esses lábios", "mas quando a gente estava beijando"...

Ou seja, tem até um fundo moral, uma necessidade de passar uma mensagem a medida que se cria uma empatia com os adolescentes (seja pela realidade que eles vivem - nos Estados Unidos - ou o que eles queriam viver - o caso aqui no Brasil, acredito), mas no fim tudo se resume a pegação (e novamente, com certos limites, porque a Katie continua virgem por não estar com a pessoa certa).

Eu sei que existem bons livros para crianças e adolescentes, que valem para qualquer idade, e de vez em quando eu faço propaganda deles aqui, mas não é o caso desse. Vai demorar para eu me aventurar com Meg Cabot novamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário