17 de julho de 2011

Harry Potter

Editora Rocco - Capa Warner Bros. Ent. Inc.
Livros para crianças e adolescentes não existiram desde sempre, mas alguns autores fizeram fama escrevendo para esse público e também conquistando os adultos mais crescidinhos. Livros que hoje são clássicos como A ilha do tesouro e O Jardim Secreto com certeza já encantaram milhares por aí, atravessando gerações, mesmo que em suas versões adaptadas ou resumidas.

Os livros do Harry Potter já fizeram história na literatura infanto-juvenil. Nessa geração, que outros livros acompanharam 10 anos da vida de crianças e adolescentes (e até adultos) mantendo a mesma atração e interesse? (E estou falando exclusivamente dos livros, embora os filmes possam ter sua parcela nisso.)

Escrever sobre um universo paralelo de magia, tão tangível e consistente, foi um mérito da J. K. Rowling para atrair tantos leitores, alguns que se fossem deixados nas mãos da escola, nunca teriam lido 7 tijolinhos por livre e espontânea vontade.

Nas últimas semanas, empolgada com o lançamento do último livro, eu decidi reler todos os 7 livros, direto. Embora eu já tivesse relido vários (eu realmente gosto deles!), eu nunca tinho lido num espaço tão curto de tempo. Vou deixar aqui a minha impressão sobre a experiência, em itens, porque é mais fácil...

- A história é incrivelmente consistente. Sirius Black, personagem super importante que aparece no 3o livro, já é citado na 2a página do 1o livro, e no 5o livro é mecionado o irmão de Alvo Dumbledore que foi envolvido num escândalo com bodes. A autora já disse que viu a história toda pronta, quando estava viajando de trem, e aí foi começar a escrever e dá para perceber que isso é verdade, pelo menos para o grosso do enredo.

- O modo que ela escreve é mesmo de prender a atenção. Eu conhecia a história, conhecia o fim, e não conseguia parar de ler. Viciante!

-  Os livros cresceram com a gente e isso faz toda a diferença. O primeiro livro é bem infantil, simples, mas o último já é mais denso e com um conflito psicológico mais intenso (por exemplo, a amizade entre os 3 e a relação com Dumbledore que não é explorada no filme).

- O fato do ponto de vista da narração ser acompanhando o que Harry está fazendo e pensando e, em algumas vezes, sendo enganado e nos enganando na percepção de alguns fatos e de pessoas, é um dos pontos mais interessantes. A gente se leva pela emoção dele, só aumentando a empatia.

- Todos os livros tem uma história particular, mesmo que o fio que as une seja a briga com Voldemort, que só será resolvida bem no final. É muita coisa para acontecer com uma pessoa só? Tem alguns momentos que só estão ali para que a históra continue? Sim, mas e daí?  O importante é a jornada.

- Para constar, o meu preferido é o 6o livro, Enigma do Príncipe, porque é o mais romântico de todos, com certeza!

- A maioria dos conflitos existentes no livro é por causa da falta de comunicação. Harry que não consegue falar com Sirius, Dumbledore que não conta tudo para Harry, Neville e Harry que não conversam. Eu ficava pensando: nossa, nada disso aconteceria se pelo menos eles ouvissem um ao outro! Mas será que na nossa vida também não acontece isso direto? Diferentes expectativas e conversas que não acontecem criam uns conflitos totalmente desnecessários...

- Por fim, ver Harry, Hermione e Rony crescerem juntos é emocionante, e o fato de existirem os filmes torna tudo mais real. Relendo, eu vejo as cenas na minha cabeça com Daniel Radcliffe, Emma Watson e Ruppert Grint - não consigo imaginar de outra forma, o que não perde a graça ao meu ver por que se o primeiro filme é o pior, eles realmente foram melhorando ao longo do tempo e o 7o filme é muito bonito e bem feito (mas ler o livro é essencial, já aviso, porque ele é bem resumido e os "pulos" só fazem sentido se você conhece a história).

Eu poderia falar e escrever horas sobre esses livros, sendo totalmente parcial, porque fui encantada por eles... Mesmo assim, acredito que vale mesmo a pena ler, se você não tem problemas de encarar um mundo em que a magia é possível, por mais irreal que isso seja.

5 comentários:

  1. Aaaaah Harry Potter! Eu tb amo Harry Potter! (enfim, você sabe disso)

    Eu fiz esta maratona de reler tudo quando terminei de ler o sétimo... Quando acabou, ficou aquele vazio (hahaha, a louca) e ai li tudo de novo. E é realmente muito legal ter essa visão total da historia.

    A unica coisa que eu acho chato em Harry Potter é que foram apenas 7 volumes e 3400 paginas hehehe :-)

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo, Taci!!!
    Eu sou super hiper mega fã de Harry Potter (fiz até um post-homenagem hoje lá no meu blog) e concordo com absolutamente tudo que vc e a Fernanda aqui em cima disseram.

    Eu comecei a ler qd não era famoso ainda, eu tinha uns 11 anos e HP acompanhou a minha história, cresceu junto comigo, me emocionou, me fez rir, me fez ter paciência para esperar cada lançamento de livro e agora estou na mesma vibe que vc de reler tudo (to no 1º ainda, que eu já reli umas 7 vezes rs).

    Obrigada por partilhar essa magia comigo e com os seus leitores. Acho que HP é um livro infanto-juvenil que preza pelos valores que tanto são menosprezados na sociedade hoje em dia e a amizade de Harry, Rony e Hermione apesar de tudo que já passaram juntos é uma das maiores provas.

    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Taciane,
    Eu li somente um livro e quando cheguei no cinema fiquei tão decepcionada com o filme, e com tudo o que estava faltando, que não tive mais coragem de ler nenhum. Quem sabe agora que já assisti todos os filmes tenho coragem de ler os livros.
    #orfãdeharrypotter kkk

    ResponderExcluir
  4. Putz Taci, acho que é isso mesmo. O mérito da J.K foi escrever uma história que não é real de uma forma super plausível. A gente leu o primeiro livro com 14, 15 anos nao é? E aqui estamos nós com 28 assitindo o último filme. E concordo com vc: a história é muito bem amarrada. Ela não se perde em nenhum momento da narrativa, é incrível. Quem só assiste os filmes perde boa parte da história. É muito legal. Eu me lembro de ter gostado tanto de uma sequencia uma vez: as brumas de avalon. hahahaha eu ainda adoro aquelas mazelas libertárias, como dizem os críticos.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Eu quero os meus livros... Mas eles estão em SP "/

    ResponderExcluir