27 de março de 2011

"Paula" e "La suma de los días"





Eu descobri esses dois livros porque sim, eu leio o livro que a pessoa do meu lado está lendo no trem. É uma leitura dinâmica, discreta, só da parte "visível" no meu ângulo, mas vale a pena: para saber do que se trata aquele best seller e para descobrir coisas novas, como esses dois livros.

Eu comecei a ler o livro da moça, e achei muito interessante, era alguém contando uma história para outra, como se fosse uma carta, com vocativos e comentários. É como se você lesse a conversa de alguém, muito íntimo. Conquistou-me na hora.

Quando a pessoa levantou para ir embora, eu fiz uma pequena ginástica e li a capa do livro: "La Suma de los Días", e bastou uma pesquisa na internet para descobrir que era escrito por Isabel Allende, e a continuação do livro "Paula". Esse, por sua vez, foi o livro que ela escreveu para a filha, quando ela estava em coma por causa de uma doença chamada porfiria (a qual, curiosamente, é associada aos mitos dos vampiros e lobisomens).

O primeiro livro foi publicado em 1995, e são as memórias de Isabel, da vida de toda sua família ao mesmo tempo que ela fala sobre a situação "atual", a doença da filha e o convívio com os médicos e o próprio tratamento. É um diário de uma saga, embora trate de 3 gerações da família, não perde o tom coloquial de uma conversa entre a mãe e a filha, talvez ali numa mesa de cozinha, ao mesmo tempo que tem a dor da Isabel por sua filha que está inconsciente (e não sabe como irá voltar, se voltar). O segundo livro, com esse título poético de A soma dos dias, foi publicado em 2007, e as memórias continuam a partir do ponto em que pararam em Paula.

Eu aproveitei e li os dois seguidos, que a minha amiga Fér trouxe de uma de suas viagens a Argentina - livros lá são bem mais baratos e o espanhol da Isabel Allende é bem fácil de ler. Fácil só de ler, porque em alguns momentos, você pode chorar...

6 comentários:

  1. A Taciana é o tipo de pessoa que me irrita profundamente se senta ao meu lado no trem: de-tes-to que fiquem lendo meu livro com o canto do olho por cima do meu ombro! hahaha

    Sabe que nesta mesma viagem eu comprei uns livros da Isabel Allende tb mas eles continuam na fila. Pior que acho que ficaram ai' no Brasil, então agora vai demorar...

    Beijinhos

    Fér

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha... Taci, eu sempre tento ler, mas ninguém deixa! As pessoas se irritam mto!
    Como vc consegue ler tanto a ponto de saber de que se trata o livro?!? Me ensina! Hahahaha...

    Taci, uma curiosidade: vc pode comprar livros online (de outros países) numa boa, pq não tem taxação qdo entra no Brasil. Já comprei mta coisa no exterior. Realmente, os livros aqui(como qqr coisa no Brasil) são MTO caros!

    ResponderExcluir
  3. Taci...
    Eu não te ensinei fazer isso, mas, não resisto pelo menos tentar ler o titulo do livro que o outro esta lendo...faço muita ginastica para conseguir, mas ambos valem a pena são muito emocionantes...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Essa mania deve ser algo do tipo marca registrada de personalidade de bookaholics em geral! Sempre estou de olho no ônibus no livro alheio. Pelo menos o título eu preciso garantir e ver ;p

    Nunca li nada de Isabel Allende, mas gostaria, já ouvi ótimas referências!

    Obrigada pela dica!

    beijos

    Sandra
    http://apenasumavez.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Ai!!! Estou contente, eu a-d-o-r-o ler o que a pessoa do lado tem em mãos. Pode ser best seller, jornal, livro da Zíbia Gasparetto, até trabalho da faculdade. É o lado de quem gosta de saber da vida alheia, maior que o meu bom senso.

    Sobre a Allende, tentei ler, acho que em 2001. Não me lembro nem do nome do livro, mas não era a Casa dos Espíritos. E...Não consegui, não fluiu. Chato, mas foi isso.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. A Casa dos Espíritos é um dos meus livros mais favoritos da vida! (se é que isso faz sentido, hahahaha). Tentei ler Paula mas não gostei - mas acho que isso é porque eu era muito nova. Vou dar uma segunda chance!

    ResponderExcluir