22 de fevereiro de 2011

Vacaciones

Fonte: Ana Paula Barbi
Esse livro foi uma indicação ótima das garotas do Rodas de Notapé - através desse post aqui. O mais interessante é que ele pode ser baixado em pdf na internet pelo (atual) site da autora, Ana Paula Barbi: Ratito Mamita, o que eu fiz rapidamente - da web para o notebook, do note para o kindle.

Vacaciones (a arte de se divertir sempre que possível, ou como não levar a vida) é um livro composto por trechos do blog da Polly no período de 2004 e 2008, editado por uma turma de Produção Editorial da UFRJ. Nesse período, dos 21 aos 24 anos, ela morou em várias cidades do país, sempre com dinheiro curto e postando com muita sagacidade e bom humor o que acontecia na sua vida ou como ela estava se sentindo, com uma linguagem coloquial, como uma conversa mesmo (adorei os posts em que ela realmente transcreve diálogos com o amigo Didi, você vê tudo acontecendo!)

Realmente é um livro muito divertido, e inacreditável em alguns momentos. Mais inacreditável ainda se a sua vida é completamente diferente da dela, como a minha. Alguns trechos são chocantes seja pelo que ela viveu (imagina pedir carona para caminhoneiro e dar um jeito de não ser estuprada), pela linguagem (palavrões e algumas obscenidades, censura +/- 16 anos) ou pelas suas opiniões ácidas e sua filosofia de vida. No entanto, ela faz isso de uma maneira sarcástica, o que não deixa outra saída além de dar risada.

Os posts são cheios de referências pop e culturais recentes, e isso, juntamente com pertencer a mesma faixa etária da Ana Paula, aproxima muito o leitor jovem. Eu gostei de ver também que ela adora ler! E mesmo nos momentos mais complicados, ela sempre tinha seus livros.

Ela é do tipo de pessoa que você quer conhecer e parece acessível, certo? Então, quando eu acabei o livro hoje de manhã me perguntei: por que não? Como internet ajuda na cara de pau e email é de graça, eu enviei um para ela, para saber como andas, na maior camaradagem. O máximo que ela ia fazer era não responder, certo? Errado! Ela respondeu super rápido e eu fique super feliz de apresentar a primeira (mini) entrevista com o próprio autor nesse blog:

LNS: Atualmente, a sua única participação na internet é o site "Te dou um dado?"? O que você anda fazendo da vida?


Polly: Escrevo no TDUD? e para a Burn também. E é isso ae que to fazendo da vida.

LNS: No livro Vacaciones, assim que tudo fica bem, no período de 2006 - 2007 em São Paulo, você escreve menos no blog. Você acha que faz mais sentido escrever quando está se sentindo mal ou deprimida ou passando por algum problema? Compartilhar isso é mais fácil do que compartilhar alegrias?

Polly: Acho que não é questão de ser mais fácil compartilhar tristeza, mas de não ter mais a necessidade de compartilhar nada. Naquela época eu não tinha nem computador em casa, então se acontecia alguma coisa eu escrevia num papel e depois ia em alguma internet de graça postar. Hoje em dia se acontece alguma coisa eu twitto, sabe? Não vejo mais muito sentido em continuar tendo blog ~~~pessoal~~~

LNS: Se for verdade que você acha mais fácil escrever quando está "sofrendo", e o seu blog atual Ratito Mamita teve a última entrada em janeiro de 2010, a sua vida está muito-boa-obrigada agora?

Polly: tá bem boa sim, não tenho nada pra reclamar não, haha.

____________

Que ótimo para ela, né? Eu espero que ela continue escrevendo por aí, pois é algo que ela faz muito bem!

Bom, usando o kindle, eu postei alguns trechos pelo twitter:


Eu até tentei postar alguns outros, mas deu erro... De qualquer forma, o livro está aí inteirinho para vocês lerem e relerem, muito recomendo!! O site pede uma doação - legal, neám?

A Polly, quando o perrengue apertava, publicava o número da conta corrente e pedia doações - para comprar passagem, para ter onde dormir, para ir num show no aniversário dela. E o pessoal ajudava! Será que a boa vontade via web continua?

7 comentários:

  1. HAHHHAHA...
    Não sei se a boa vontade da web continua... às vezes penso em testar!
    Polly é ídola de uma geração! hahahaha..
    Vc falou tudo, Taci: é tão sarcástico que vc não tem outra saída que não rir mto!

    O livro é MTO engraçado!

    ResponderExcluir
  2. Sou fã da Polly e acho que ela tem mto futuro como escritora.
    Enfim... pelo menos eu compraria o que ela escrevesse!

    Ótimo post Taci... um dia eu faço um compacto dos melhores momentos do livro na minha opinião!

    ResponderExcluir
  3. Oi Taci! Eu estava mesmo acompanhando seus twits (quer dizer, os que funcionaram hehehe) e pensando: "quem é que vai vir para ca' em breve para me trazer este livro?"
    Legal saber que ele esta' online, assim fica facil
    Vou acrescentar à fila! (você é praticamente a minha organizadora de lista de leituras hahaha)
    Beijos
    Fér

    ResponderExcluir
  4. Oi Taci!

    Eu adoro vacaciones - descoberta da Débs aí de cima. Fér, vc vai se matar de rir e é bem rápido. Ahh, eu tb compraria os livros se a Polly os escrevesse.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. quado li o titulo achei que era "Férias" da Marian Keyes... tô indo lá baixar já!

    ResponderExcluir
  6. Hahahahah... eu percebi que o livro era ótimo na hora do Mullet Colorido... que cor? hahahahahaha...

    ResponderExcluir
  7. Manda o livro p mim por email?? Preguiça de ligar o comp... Heheh
    Bjos

    ResponderExcluir