25 de janeiro de 2010

Grande Sertão: Veredas

Hoje, 25 de janeiro, é o aniversário do meu marido, vulgo amor da minha vida, Daniel Trigo. Então esse post é para ele, de um livro que eu já li e reli faz tempo mas fala muito de amor para mim. Grande Sertão: Veredas é um livro bem árido para algumas pessoas, mas depois que você entra nesse universo peculiar do Guimarães Rosa, é difícil escapar. Em cada linha, em cada palavra inventada, é ver poesia, é ver coração, é ver humanidade. Não vou explicar o enredo, afinal qualquer site de vestibular pode fazer isso melhor do que eu. Para mim, esse livro fala de amor, amor de verdade, e eu sou grata a Deus por ter encontrado um amor assim.
"Diz que direi ao senhor o que nem tanto é sabido: sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na ideia, querendo e ajudando; mas, quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer, e é um só facear com as surpresas. Amor desse, cresce primeiro; brota é depois." 
Feliz aniversário, Amor.

Um comentário:

  1. Olha lá! Tudo bem que não fui o primeiro homenageado da família, mas mãe é mãe... Obrigado amor pela homenagem, pela lembrança e por estar ao meu lado sempre! Grande sertão, grande litoral, grande qualquer lugar se for com você. Beijo. Amo.

    ResponderExcluir