11 de janeiro de 2010

Cartas a uma senhora americana

Esse é um livro do C.S. Lewis (mais conhecido pelo livro As Crônicas de Nárnia), mas é um pouco diferente: são realmente as cartas que ele enviou para uma correspondente, que logo se torna amiga, nos Estados Unidos durante os últimos 13 anos de vida. É engraçado que ele não gosta de escrever cartas, e reclama muito disso nas próprias cartas, mas até mantém uma certa regularidade e faz isso com muita consideração. O papo é na média bem trivial, falam de dificuldades diárias, o tempo, e muitas dores - nossa, como os dois sofrem de diversas doenças! E são relativamente novos (cerca de 50 anos), ainda bem que os tempos agora são outros, hehehe. No entato, estamos falando de C.S. Lewis que mesmo assinando Jack, depois de uma certa intimidade, solta pequenas pérolas sobre o cristianismo e nossa relação com Deus. Muito legal. O trecho que eu mais gostei foi esse, com o qual eu concordo plenamente:
"Sim, também acho que há muito a dizer a favor de não ser mais jovem. E concordo plenamente em que é preferível já ter passado da idade na qual se tem expectativa de atrair o sexo oposto. É bastante natural em nossa espécie, como em outras, que os jovens pássaros exibam sua plumagem - na época do acasalamento. Mas o problema do mundo moderno é que existe uma tendência a apressar o amadurecimento de todos os pássaros para que atinjam essa idade o mais cedo possível e depois mantê-los nesse estágio até o mais tarde possível, perdendo-se assim todo o verdadeiro valor das outras etapas da vida na tentativa lamentável e absurda de prolongar o que, afinal das contas, não é o período mais sábio nem o mais feliz, tampouco o mais inocente da vida. Só posso suspeirar de que existam motivações comerciais por trás de tudo isso: pois é na idade da exibição que os pássaros de ambos os sexos resistem menos às liquidações."
E isso em 1954!!!!! O mundo não mudou nada, hein, hahahaha. (Isso foi eu rindo sozinha no trem!)
Um ponto importante: o livro só contém as cartas dele, porque embora a mulher tenha doado a correspondência que recebeu, ela preferiu ficar no anonimato, e eu nem sei se ele guardou as cartas que ela enviou. Assim é como olhar só uma parte da história (a parte dele), e ir imaginando a outra. Muito interessante mesmo conhecer o "homem" C.S.Lewis. Fantástico e muito humano!

4 comentários:

  1. Gostei do seu blog!
    Os livros que eu leio... Muito bom.
    Sou irmão de uma amiga de uma amiga sua.
    Boa sorte!
    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Sua amiga Ana Paula que me indicou o seu blog. Muito bom. Parabéns pela iniciativa.
    Se você gostou das sacadas do C. S. Lewis, leia Screwtape Letters. Se você gostou desse chamado dele a sermos humanos, tente Abolition of Man.

    ResponderExcluir
  3. tive uma over de CS Lewis agora, li todos os 7 livros do Cronicas de Narnia, mas nao gostei da tradução. ainda vou ler o original em ingles mesmo (um dia...)
    ps: no final do cronicas tem um texto dele que chama "3 maneiras de escrever para crianças". tem uma parte que eu adorei: "a visão moderna, a meu ver, envolve uma falsa concepção de crescimento. somos acusados de retardamento pq não perdemos um gosto que tinhamos na infância. mas, na verdade, o retardamento consiste não em recusar-se a perder as coisas antigas, mas sim em NAO ACEITAR COISAS NOVAS". legal, né?

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Caio. "As cartas do Diabo ao seu Aprendiz" é uma leitura diferente, muito curiosa, e divertida. É a comunicação, sempre por cartas, entre um diabo no inferno e um tentador Júnior que acompanha um homem na Terra.

    Parabéns pelo blog. Sigo há pouco, mas já recomendo.

    ResponderExcluir