26 de dezembro de 2019

Gilead

Editora Virago / Picador

Depois que eu acabei de ler esse livro, que eu achei incrível, fui pesquisar sobre ele no google, e algumas informações chamam a atenção. "Gilead", além de ser ganhador do prêmio pulitzer, é um dos livros favoritos de Barack Obama (que até entrevistou a autora), e é considerado o segundo livro dos 100 melhores deste século pelo The Guardian.

John Ames, um idoso já doente, escreve um relato de suas memórias e do seu dia a dia para o filho, que ele não espera ver adulto (a criança tem 7 anos na história). Ele é um pastor de uma cidade pequena dos Estados Unidos, na década de 1950, e há reflexões sobre a vida, a morte, família, amizades, religião e cristianismo. É incrível como a autora Marilynne Robinson consegue passar por tantos assuntos espinhosos de maneira tão serena e sensata.

Eu estou gostando muito de ler livros com personagens mais velhos, e acho que isso é um reflexo do fato de eu já estar na minha segunda metade da vida, praticamente. É possível apreciar mais a sabedoria e a experiência de quem já viveu muito, e como isso pode ser libertador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário