12 de dezembro de 2018

O Inferno dos Outros

Editora Companhia das Letras - Editora Alceu Chiesorin Nunes

Eu comprei esse livro depois que ouvi David Grossman falar numa entrevista. Judeu israelense, primeiro foi militar depois começou a escrever livros. "O Inferno dos Outros" é sobre um comediante de stand up. Realmente não é uma mistura que a gente vê todos os dias, então eu tinha que comprar o livro mesmo. (Comprei assinado, então valeu a pena mesmo tendo demorado anos para finalmente lê-lo. Eu aderi completamente aos livros digitais).

Nessa história, Dovale convida um amigo de infância para assistir ao seu show de stand up e dar um parecer sobre o que ele vê - um parecer técnico, de alguém que é um juiz aposentado, e passou a vida analisando as pessoas. Por mais estranho que seja - e por mais sem graça que seja (não é um livro engraçado, definitivamente) - é um livro emocionante sobre amizade e gentileza. Como você pode não entender outra pessoa, às vezes convivendo com ela quase que diariamente. Como é difícil ser gentil com as pessoas, se você as conhece ou não, e como a gentileza não é valorizada ao se ver acontecer - quando se é foco da atitude, pode marcar uma vida.

Eu gostei muito desse livro, mas sei que causa realmente uma estranheza, um desconforto. Mas será que não é isso que os bons comentários sarcásticos fazem? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário