28 de dezembro de 2018

La maravillosa vida breve de Oscar Wao

Editora Penguin Random House - Capa Bill Bragg

Fazia muito tempo que eu não lia em espanhol. Acredito que eu também nunca tinha lido linguagem coloquial em espanhol, com gírias. Então esse livro foi um desafio com relação ao idioma, e a história não ficou tão marcada para mim.

"La Maravillosa vida breve de Óscar Wao", de Junot Díaz, se divide entre os Estados Unidos e a República Dominicana, mas culturalmente é todo sobre essa família da ilha ao longo de 3 gerações e essa transição entre uma ditadura colonialista e a imigração para o país de 1o mundo.

Eu realmente me surpreendi sobre como foi sangrento o governo de Trujillo e as implicações sociais na Rep. Dominicana. Há tanta maldade e violência em cada canto da história humana, tanta!

Esse é um livro bem violento - não tanto como a Breve História de 7 assassinatos - mas está aí. Há também o desespero moral do personagem principal, o Óscar, que cria uma angústia ao longo do livro, mesmo ele sendo tão patético, de certa forma.

É interessante ler um livro com um cenário não usual para nós, e por ser um ganhador de Pulitzer, é altamente recomendável - mas não é um livro que eu curti. Talvez pelo idioma, talvez por não criar empatia com o personagem principal (gostei mais da avó dele!). Eu leria Junot Díaz novamente, vamos ver se ele cruza o meu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário