21 de novembro de 2017

Série Napolitana


Editora Globo - Capa Mariana Bernd

Eu li a Série Napolitana de Elena Ferrante. São livros incríveis, que realmente não dá vontade de parar de ler - queremos acompanhar a vida da Lenú, saber o que vai acontecer com a Lila, e todos aqueles amigos de infância que seguem caminhos diferentes, que se cruzam e se interrompem.

Embora se passe há décadas atrás na periferia de Nápoles, há temas universais relacionadas ao universo feminino - carreira, namoro, casamento, sexo, maternidade, a relação com a mãe, a sogra, a empregada, o marido e os filhos. Mas o tema principal de maior destaque é a amizade entre Lenú e Lila, e como essa relação muda da infância para adolescência, da vida adulta para a maturidade, e como há um carinho - quiçá um amor - entre elas, as circunstâncias afetam esse relacionamento de maneiras imprevistas.

Outro tema que também chama a atenção é essa trajetória de independência feminina e como isso muda e torna confuso o relacionamento com os homens, que, nessa época (não agora! de jeito nenhum!), ainda não sabiam lidar com tanta emancipação. Aliás, a própria mulher ainda não sabe como lidar com suas expectativas amorosas - e podem agir muito bobamente em algumas situações. (Não entro em detalhes para não dar spoilers).

Não é literatura profunda, são livros para entretenimento, e bom para ler com uma amiga, ou num clube de leitura, para discutir alguns temas ali apresentados - o que elas pensavam? O que nós pensamos? Como nossa vida mudou e o que continua igual, e, principalmente, para onde queremos ir?





Nenhum comentário:

Postar um comentário