24 de novembro de 2017

A criança de 5 a 10 anos

Editora Zahar - Capa Sérgio Campante

Eu acho curioso que se estuda muito no período da gestação - como lidar com a gravidez, como lidar com um bebê, mas daí por diante, a literatura oferecida diminui bastante - assim como a disponibilidade para ler, obviamente.

Com a minha filha mais velha prestes a fazer 5 anos, achei interessante achar o livro "A criança de 5 a 10 anos" numa promoção. O livro foi escrito por um pediatra do Reino Unido, Abrahão H. Brafman, contando sobre a etapa de desenvolvimento da criança e sua experiência no consultório. Lá, as criança entram na escola propriamente dita com essa idade (seria o equivalente a mudança de ir para o 1o ano do fundamental), então a criança tem mais contato social, o tempo na escola aumenta, e sua interação com os pais muda.

O que eu aprendi com esse livro é a importância de manter o diálogo aberto desde já. Ele disse que a criança tende a diminuir a conversa com os pais, principalmente se ela sente que será criticada ou se não está recebendo atenção e consideração - quando o pai não está realmente interessado no que aconteceu com a criança, ou se quer resolver o que ela pergunta sem se preocupar com o que ela está pensando e sentindo. Dessa forma, acredito que essa fase é importante para diminuir o impacto para a transição para a adolescência, que é uma crise por si só, mas provavelmente deve ser muito mais difícil manter o diálogo se antes ele já era mínimo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário