30 de dezembro de 2015

Livro

Editora Companhia das Letras - Capa Flávia Castanheira

É realmente ousado que um livro se chama "Livro", o que, na minha opinião, cria a expectativa de que a história também se mostre fora do comum. Vou dizer que essa obra de José Luís Peixoto me surpreendeu, um pouco pelo absurdo que justifica o título lá pelo meio da história (sem spoilers), mas não é algo espetacular, trata-se de um livro bom.

O estilo é diferente, algo como Saramago com pontuação, algo meio fluido, que nos traz para perto das personagens simples que são foco da história e não são lá muito eloquentes. Na contra-capa diz que a história é sobre a imigração portuguesa para a França, mas embora os personagens principais realmente mudem para a França, acredito que seja muito mais uma história de encontros e desencontros.

(Engraçado que a França era para Portugal o que os Estados Unidos são para a América Latina hoje, um ambiente diferente, mais frio, onde se faz dinheiro para mandar para a terra natal - ou para guardar e voltar para lá.)

O que eu realmente gostei foi a caracterização dos personagens - pessoas peculiares do interior de Portugal há quase 100 anos, que poderiam estar em qualquer lugar do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário