18 de abril de 2014

Crianças de 1 a 3 anos - Manual do Proprietário

Editora Gente - Capa Marcelo S. Almeida
Como feliz proprietária de uma criança de 1 ano e engenheira, gostei muito do fato de Brett R. Kuhn e José Borgenicht escreverem o livro "Crianças de 1 a 3 anos: manual do proprietário, Instruções e conselhos para solução de problemas e manutenção permanente". É claro que se brinca ao referir a criança como "modelo", mas o interessante mesmo é que o livro não supõe nenhum conhecimento prévio, e explica tudo de maneira clara e objetiva. Por exemplo, quando fala em como ensinar o seu modelo a se vestir sozinho, o livro apresenta um método para isso, que inclui desenhos!

Eu também gostei da parte da disciplina, em que ele dá alternativas para comportamento do tipo A (morder, atirar comida) e do tipo B (acesso de raiva e choradeira), ou estratégias específicas de "como ensinar a reação correta ao não", como ensinar a dizer 'por favor' e 'obrigado'" ou "como ensinar a esperar" (que realmente parecem adestramento, mas deve funcionar, o futuro dirá).

Um comentário:

  1. Funciona sim! Precisa muita persistência e dedicação por parte do proprietário mas no final é satisfação garantida!
    Será que eles vão escrever até o volume em que o proprietário "passa pra frente" o modelo adquirido? Já passei dois... ;)

    ResponderExcluir