2 de fevereiro de 2014

Coleção Completa Mágico de Oz

Editora Bedford Park Books

Finalmente acabei de ler os dois últimos livros da Coleção Completa do Mágico de Oz, por L. Frank Baum. Se bem que "ler" não é a palavra certa, porque eu "ouvi" boa parte dos dois últimos livros, usando o recurso do "Text-to-speech" do Kindle. Por ser um leitor automático, não tem entonação, e é preciso ficar bem esperta para perceber quando uma frase emenda na outra (são pausas bem curtas). Não é o ideal, mas pelo menos eu uso bem o meu tempo parada no trânsito. :)

O que vale a pena comentar sobre o conjunto completo da obra é a importância das mulheres na história. Embora chame-se O Mágico de Oz, ele depois cede o poder para Ozma, a verdadeira regente da terra de Oz, que também é uma fada muito poderosa. A principal feiticeira é Glinda, que ensina o Mágico de Oz a fazer mágicas de verdade. Dorothy, é claro, torna-se princesa do reino e muito querida e respeitada. Há também alguns garotas que vão para a terra de Oz, e mesmo em algumas historietas, temos muitas líderes femininas - seja para o mal ou para o bem. Girl power! Intencional ou não, é realmente interessante ver uma história tão pouco machista de mais de 100 anos. 

5 comentários:

  1. Olá! Gostaria de saber se existe alguma coleção traduzida dos 14 livros de OZ escritos por L. Frank Baum. Você tem idéia? O último original foi escrito em 1920... Vai fazer 100 anos... Não é possível que não tenha livros traduzidos. Quero ler para os meus filhos. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Filipe,

    realmente não sei se tem os livros traduzidos, talvez não... A Zahar fez uma edição bem bonita do primeiro livro recentemente, quem sabe eles empolgam em traduzir o resto?

    Obrigada,

    Taciana

    ResponderExcluir
  3. Filipe, por enquanto só existem os três primeiros livros traduzidos. Realmente é uma pena. Já li os seis primeiros.

    ResponderExcluir
  4. Filipe, por enquanto só existem os três primeiros livros traduzidos. Realmente é uma pena. Já li os seis primeiros.

    ResponderExcluir
  5. A editora vermelho marinho está traduzindo. Ela já está no quarto livro

    ResponderExcluir