24 de janeiro de 2013

Morte Súbita

Editora Nova Fronteira

Finalmente li o novo livro da J. K. Rowling! Não tem nada a ver com Harry Potter - ou quase isso - já que também se passa na Inglaterra e o estilo continua o mesmo: ela o leva para dentro da cabeça dos personagens e faz descrições esmeradas de gestos e feições, que permite que você veja o que está acontecendo.

"Morte Súbita" é mesmo um livro para adultos, nada de magia, nada de bem contra o mal. Trata-se do retrato das pessoas de uma pequena comunidade, depois da crise iniciada pela morte de uma figura ilustre do local. A medida em que a história se desenrola e vamos conhecendo as personagens mais profundamente, dramas íntimos vem a tona, contrariando todas as primeiras impressões.

De forma marcante, J. K. Rowling ressalta os relacionamentos entre pais e filhos adolescentes, em exemplos nada saudáveis. Gostaria de imaginar que ela reuniu somente os casos bizarros e complexos, mas tenho minhas dúvidas... É um período bem complicado da vida, e a falta de comunicação só intensifica os problemas.

Eu gostei muito do livro - o estilo é leve, mas os temas tratados são pesados, então não é o tipo de livro para acabar de ler e ficar contente e satisfeito - sobra muito incômodo para isso. Mas se você gostou muito de Harry Potter, e aprecia também um romance de mundo real sem encantos e encantamentos, esse livro também é para você.

Um comentário:

  1. Eba, fiquei animada pra ler! Algumas pessoas me falaram mal dele e eu não estava empolgada, mas confio no seu gosto :)

    ResponderExcluir