15 de agosto de 2012

A Cruz de Hitler

Editora Vida - Capa Marcelo Moscheta
Talvez você, como eu, já tenha lido mais sobre a II Guerra Mundial do que razoável, pois esse é um tema que realmente permeia muito da literatura ocidental recente - seja do ponto de vista dos alemães, dos judeus nos campos de concentração, dos sobreviventes, dos filhos dos sobreviventes. Talvez você, como eu, fuja um pouco desse assunto, porque é a quantidade de sofrimento gerada por ideologias racionalmente, humanamente, inexplicáveis é tão grande que pode fazer você perder a fome, o sono, ou a fé na humanidade.

No entanto, esse livro me foi recomendado e eu fiquei interessada, como cristã, pela abordagem desse pastor, Erwin Lutzer, em - tentar - explicar o papel da igreja cristã na Alemanha que se formava nazista. "A Cruz de Hitler" é a própria suástica, que, antes mesmo de começar a guerra, já era substituída - voluntariamente ou não - nas igrejas católicas e protestantes do país, segundo os registros históricos citados (e eles são vários).

Em resumo, a igreja foi "levada" a apoiar Hitler ou a se omitir frente às atrocidades cometidas, pelo mesmo motivo que influenciou todo o povo alemão (com honrosas exceções, tanto cristãs como não): as dificuldades econômicas e um discurso de valorização nacionalista toca fundo no coração das pessoas quando a realidade é de escassez e repressão. O que é óbvio, já que a igreja é formada por homens e mulheres, que podem se enganar, errar, pecar. Naquele momento, ela estava errada e ponto, principalmente porque seu comportamento não condizia com o que Deus da Bíblia esperava dos seus seguidores.

O autor também explica porque Deus permitiu que isso acontecesse com o seu povo (os judeus), ou porque, mas amplamente, Hitler existiu e agiu daquela forma, teologicamente falando, numa perspectiva do Deus que é amor. Para esse assunto, e uma explanação mais completa do que eu pincelei aqui, recomendo o livro original, claro (que pode ser controverso em algumas partes - adianto, para explicar que não concordo nem discordo de algumas posições do autor).

4 comentários:

  1. Um amigo meu me recomendou este livro há muito tempo, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo, pois por se tratar de um livro antigo é dificil de encontrar nas livrarias. Estou vendo em alguns sebos, quando conseguir encontrar, posto um comentário aqui.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Antônio Carlos,

    eu recomendo comprar na Estante Virtual, que é um loja na internet que reúne sebos do brasil inteiro. Eu já comprei, e não tive problema algum.

    Vou esperar seu comentário!

    Até mais,

    taciana

    ResponderExcluir
  3. Pra refletir mais...
    https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/por-que-deus-permitiu-holocausto/#?insight[search_id]=0d628693-f50b-4f32-a7fa-3e28d51df459&insight[search_result_index]=0

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Eu queria esse livro. Vc sabe onde encontro? Se vc quiser vender o seu eu compro.

    ResponderExcluir