31 de janeiro de 2012

Bonequinha de Luxo


Editora Companhia das Letras - Capa Raul Loureiro

Se é quase impossível dissociar Audrey Hepburn, a joalheria Tiffany e a música Moon River, a razão é esta: a personagem Holly Golightly do livro Bonequinha de Luxo de Truman Capote, cujo filme fez sucesso na década de 60, e ainda rendeu o Oscar para Audrey.

O filme é um encanto, e o livro também. A história da garota enigmática que brilha na high society de Nova York é um conto de menos de 100 páginas, numa linguagem simples e descritiva, que permite ver as coisas acontecendo, ainda mais se a sua memória do filme é ainda clara. Se não for, você terá mais vontade ainda de assistir o filme de novo... E confirmar que o título em inglês, Café da manhã na Tiffany (Breakfast at Tiffany's) é bem melhor que o título traduzido, que carimba a personagem de Holly de uma maneira completamente desnecessária. O tal do café da manhã na Tiffany é porque ali, na frente da loja, ela encontra calma e então é algo muito simbólico da própria personagem. (E pensar que muita gente encontraria paz comprando coisas dentro da Tiffany...)

Além desse conto, há mais três no livro, todos caracterizando um personagem - parece que o objetivo é nos fazer conhecer alguém, e não o que acontece com essa pessoa, como se fosse um retrato. Gostei muito da prosa desse escritor jornalista, então não hesitaria em ler outros que caíssem em minhas mãos...

3 comentários:

  1. Não assisti ao filme e não li o livro. Qual eu faço primeiro?
    :-D

    ResponderExcluir
  2. Estou na mesma situação da Fernanda: qual deles primeiro? rs

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu só vivi a opção de ter visto o filme e lido o livro, e eu vi a Audrey Hepburn o tempo todo... Talvez vcs passem por isso também, já que a figura dela na frente da Tiffany é uma de suas imagens mais famosas... Por isso, recomendo assim mesm: ver e depois ler!

    bjs para as duas!

    ResponderExcluir