11 de dezembro de 2011

Os miseráveis

Editora Cosac Naify
Eu já fiz um post sobre esse livro, combinando com a semana em que eu conheci Paris, 9 anos depois de ler pela primeira vez e pedindo para ganhar de presente. No mês seguinte, dia dos namorados de 2010, eu ganhei e, desde então, virou meu livro de cabeceira, para ir lendo aos pouquinhos, em alguns momentos mais intensamente, em outras semanas, quase nada.

Continuo muito impressionada por esse trabalho hercúleo de Victor Hugo, ele demorou anos para escrever "Os Miseráveis" entre estudos sobre temas específicos que seriam tratados, como o próprio enredo e a construção dos personagens. É um livro em que a história vai sendo contada, mas de repente o autor se interrompe para "explicar" algum ponto, ou para voltar alguns anos na vida de um personagem que está ali por poucas cenas, um coadjuvante totalmente secundário, só para entrelaçar uma história muito mais consistente e coerente.

A história começa no interior da França, mas a maior parte se passa em Paris, e realmente o cuidado com que Victor Hugo descreve essa cidade magnífica, quase que como um personagem da trama, é incrível. E e não pude deixar de imagina como seria fantástico, a medida que se fosse lendo essa história, ir pessoalmente às ruas e aos bairros em Paris que são citados. Uma Paris sem Torre Eiffel, mas com todo charme que existe até hoje...

Se alguém se aventurar a fazer isso, depois me conta? (Fér, que tal você???)

Um comentário: