16 de maio de 2011

Elogio da mentira

Editora Rocco

Segundo livro que eu li da Patrícia Melo, o primeiro foi O Ladrão de Cadáveres, e só confirmou que eu gosto mesmo dela.

Nesse livro, o personagem principal é José Guber, um escritor de romance policial de banca, que mora com a mãe. Ele passa uma sinopse para o editor, que aprova ou não, e aí tem cerca de 2 semanas para escrever o livro todo...  O mais divertido é que ele "plagia" clássicos da literatura internacional, as sinopses são adaptações de casos de Sherlock Holmes, Edgar Allan Poe e até Doistoevski, e o editor odeia! Só serve o que cabe nas leis do Sei-lá-quem, que é um sucesso dos romances policiais.

A história se desenrola quando ele conhece Fúlvia Melissa (sério), que é especialista em ofídios - eles se apaixonam, começam a ter um caso, e ela resolve que eles vão matar o marido dela. Juntos, eles começam a tramar o crime perfeito, ou pelo menos um que não seja descoberto.

O livro é engraçado, não de rolar de rir, claro, mas com pitadas de humor negro e ironia. Uma leitura bem rápida. E ainda meciona a grande Valinhos City! Num hotel no interior de SP, José Guber encontra dois casais amigos, e as mulheres são descritas em 5, não, 6 palavras: Roupas brancas, unhas vermelhas, franjas. E Roliças. Quando eles se apresentam, e elas falam da onde são, ele pensa:

"Valinhos! Com essas franjas só podiam ser de Valinhos."

Se alguém entendeu, favor explicar nos comentários... hahahahahahahaha.

2 comentários:

  1. Também não entendi... aqui temos algumas roliças...mas, e outra que eu conheço q gosta de unhas vermelhas, não usa franja e nem é roliça...hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Este livro é otimo, foi uma amiga muito querida que me deu :-)

    Eu gostei muito do humor irônico da autora, vou ver se trago outros livros dela quando for prai.

    Agora, esta parte das garotas de Valinhos é a melhor, ultra nada a ver, muito engraçado!

    ResponderExcluir