30 de maio de 2011

The Apostle


Editora Pocket Books
 Esse é um livro de garotos, ou seja, parece um filme de ação com muitas armas, brigas e conspirações - "a thriller". Pela capa, você pode imaginar que é um daqueles filmes americanos, que o mocinho dos states salva o mundo no final e é quase isso. E embora isso tudo possa depor contra o livro, ele é incrivelmente bom.

A história é ao redor de uma médica americana que é sequestrada no Afeganistão e o resgate pedido é um líder do talibã que acaba de ser preso pelos afegães. O detalhe é que a mãe dela é uma super poderosa da mídia que acabou de eleger o presidente americano e o chantageia para se envolver no resgate - já que o povo lá não que o dinheiro que ela ofereceu. Para o negócio não virar público e político, Mr. President contacta um ex-agente SEAL (sim, esses que mataram o Bin Laden), para que ele faça o trabalhinho de maneira secreta. A partir daí, a história se separa em duas - no Afeganistão, em que "O Apóstolo" do título (ou "embaixador" ou "mensageiro", na tradução que melhor lhe apetecer) relaciona-se com americanos, canadenses e afegães para pegar o líder talibã e trocar pela médica sem envolver o nome do governo americano nisso - e a outra parte da história, em que uma agente secreta, que ouviu a super poderosa chantagear o presidente, tenta descobrir o que ele está tentando esconder.

Os personagens e as tramas são muito bem construídos, sem forçar a barra só para a ação acontecer, o que realmente me impressionou. Quando você vê um filme assim, acha que tudo é pretexto para as lutinhas, o que tornaria a leitura um ato de martírio. Mas esse livro de Brad Thor pode virar um filme sim e não seria o dos mais bobos - sem, é claro, esquecer o patriotismo americano e tal - se você não suporta isso, fique longe. (Ah, e realmente ajuda se você é um garoto com interesse em armas, eles citam vários equipamentos por siglas que eu não fazia a mínima ideia do que se tratava).

No entanto, outro ponto surpreendente é a maneira em que o Afeganistão é retratado: como uma cultura diferente, e num pontos difíceis de compreender para os olhos ocidentais (eles tem até o bordão "TIA", ou "This is Afghanistan", "esse é o afeganistão", não questione), mas até com certo respeito. Diferente de livros como O Caçador de Pipas e Cidade do Sol, ele foca mais nesse sub mundo de terrorismo, segurança, e o contato do talibã e do Afeganistão em geral com os ocidentais que já se encontram ali, então você vê o que é um mundo globalizado mesmo. Não é possível dizer se tudo que está descrito no livro é real, mas parece bem convincente.

Esse livro eu ganhei de aniversário de um casal muito querido, o que não o salvou de tomar um caldo nas férias, ao qual ele sobreviveu! Já está disponível para empréstimo.

2 comentários:

  1. Hahaha, casal Santo Mauro. Vocês chegaram a entrar no site que colocaram na assinatura??? é do casamento de um tal de Marco Antonio...

    ResponderExcluir