29 de dezembro de 2010

O Sári Vermelho

Essa é a biografia de Sonia Gandhi, italiana que se tornou parte de uma das famílias indianas mais poderosas do país e uma grande líder. De quebra, o livro conta toda a trajetória da família Nehru-Gandhi que governou a Indía praticamente por todo século XX a partir de sua independência.
Para começar, o Gandhi dessa família não tem nada a ver com o Mahatma, embora o patriarca, Nehru, tenha lutado pela independência junto com o líder pacifista. Lendo esse livro, entendemos como as mulheres, principalmente a sogra Indira Gandhi, tornaram-se líderes de uma sociedade aparentemente machista, mas que compreendia quase 1/5 da população mundial.
Sonia conheceu o filho de Indira, Rajiv, quando os dois estudavam na Inglaterra. Ela vinha de uma família simples do interior da Itália (Turim) que prosperou no ramo da construção. Ele era o filho tímido da primeira-ministra da Índia, que assumiu o posto depois da morte de seu pai, Nehru.
Por amor, Sonia mudou para a Índia e se tornou tanto quanto possível uma típica indiana, que na cozinha fazia lasanhas maravilhosas para toda família.
O mais interessante desse livro é mesmo a história política de um país subdesenvolvido, tão diferente do nosso, mas que está tão visado agora, no chamado BRIC (grupo de países emergentes com grande potencial de crescimento: Brasil, Rússia, Índia e China). Não é costume aprendermos sobre ele em nossas escolas, então esse livro, um romance do autor espanhol Javier Moro, ajuda muito nisso.
A foto da capa é de Sonia e seu marido Rajiv, mas para quem interessar, sugiro um passeio pela wikipedia em inglês, que tem mais fotos. (A versão em português é bem resumida - como tudo que sabemos da Índia aqui, pelo jeito).
Agradeço novamente a Vivi pelo empréstimo! E como eu gostei do livro, espero que isso a motive a arranjar tempo para ler também rapidinho!

3 comentários:

  1. Legal!!! Gostei, Taciana!
    Bem interessante o livro, né?

    Ah, tô lendo O Caçador de Pipas...

    bjs
    http://rodasdenotape.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. to gostando tbm! pena q acho que eu estourei o prazo da biblioteca... hahahaha bjos, debo

    ResponderExcluir
  3. Sônia - interesseira, dinheirista, farejadora de poder, uma megera matrona. Corolário: e viveram felizes para sempre, haha.

    Sonia - digger, moneyaholic, women sniff money and power, a shrew matron. Corollary: and they lived happily ever after, haha.

    ResponderExcluir