13 de março de 2010

El Plan Infinito

Como eu mencionei no post anterior, ler Isabel Allende em espanhol é bem fácil, e acho que acabei contaminando minha amiga Debô a também comprar livros dela "no original" - embora eu tenha até pensado que esse era um dos meus! Confesso: comprei / ganhei tantos livros ano passado, que perdi o controle, hehehehe. Eu descobri a Isabel Allende nas mãos de outras pessoas no trem, 2 anos atrás. A pessoa estava lendo "A soma dos dias", eu sentei do lado dela, e fui assim, acompanhando a leitura (confesso: não consigo me segurar nesses casos), e achei muito interessante um livro que parece uma carta, a autora se dirigindo a alguém!, e quando ela se levantou para ir embora, eu vi o título e corri atrás (de conseguir o livro, não da pobre garota do trem!). Aí descobri que A Soma dos dias era continuação do livro Paula, dois livros autobiográficos, e a minha amiga Fér comprou os dois na argentina para mim, por serem bem mais baratos que aqui. E realmente, são muito fáceis de ler.
Esse último, El Plan Infitino, por vários elementos da história que são coincidentes com os livros autobiográficos, parece a história do atual marido dela e da família dele nos Estados Unidos, mas o livro apresenta como ficção, o nome é diferente, então realmente não dá para saber.
Eu particularmente achei esse livro muito triste e sofrido, o personagem principal passa por poucas e boas, de guerra do vietnã a casamentos errados (sim, no plural, pq ele comente o mesmo erro duas vezes), mas sempre tem um pouco de humor. Para quem se interessar, realmente recomendo começar por Paula e Soma dos dias. São histórias muito bonitas, emocionantes e incrivelmente reais.
Para terminar, uma frase que eu gostei muito, ou uma dica para os garotos:
"Mi amigo era buen mozo, galante y rico, pero yo bailaba mejor, podía tocar de oído varios instrumentos y sabía cocinar , esas tonterías llamam la aténcion de algunas mujeres."
Eu digo, ou de várias!

2 comentários:

  1. Obrigado pela dica parece ser mto bom ...eu adoro ler um que e eu adorei foi A ordem é Amém de John Chelh é uma ficção maravilhosa o livro é super gostoso de ler tem uma história incrivel e surpreendente...então fica aqui minha dica é mto bom mesmo espero que gostem ele esta no site: www.seteseveneditora.com.br

    ResponderExcluir
  2. De amor y sombras - tb é muito lindo e fácil.

    É a história de um romance sofrido e conturbado pela situação politica do Chile.

    Lindo...

    bjs mil <><<

    ResponderExcluir