5 de janeiro de 2010

Blink

 Esse livro já é bem diferente do anterior (gosto de variar bem os temas entre um livro e outro), é de psicologia. Mas é livro de psicologia do jeito que eu gosto: com historinha. Ou com váriso causos como dizem os antigos.
O autor fala sobre coisas que pensamos sem pensar, processos que o nosso cérebro faz - conclusões, ideias elaboradas sem que percebamos, mas nos influencia fortemente.
E ele explica o que é isso com várias historinhas diferentes - do cara que se tornou presidente americano por que tinha cara de gente boa (e ele vai até uma pesquisa que os CEOs das maiores empresas tendem a ser mais altos que a média da população), de um incidente em que policiais atingem num cara inocente e indefeso porque pensaram que ele tinha uma arma até jogos de guerra americanos, de estátuas arqueológicas faltas até uma pesquisa que prevê com 95% de acurácia quais recem-casados irão se divorciar no futuro.
Ou seja, bem amplo mesmo e muito interessante.
(A dica para não rolar divórcio é que em qq interação, mesmo discussões, a taxa de sentimentos bons por sentimentos ruins deve ficar em 5 para 1. Alta assim mesmo, por isso é bom exercitar a aceitação e o reconhecimento mútuo entre cônjuges, hahaha. Os caras são os especialistas! O site do pesquisador desse assunto é http://www.gottman.com/)
Recomendo de verdade, principalmente para aqueles que se interessaram pela série "Lie-to-me". Um dos capítulos é quase todo sobre o desenvolvimento da ciência de reconhecimento das micro-expressões faciais pelos caras que "descobriram" que uma expressão de medo, raiva ou felicidade é igual em todos os lugares do mundo e então resolveram formular um "manual" com todas as expressões possíveis de existir, hehehe. E sim, como é dito no seriado, é possível aprender a ler essas micro-expressões, basta um pouco de treino... Cuidado, mentirosos de plantão!
Esse livro também é emprestado, do eclético Thiago, que gosta dessas leituras "técnicas-filosóficas", mas me empresta Stephanie Meyer e é fã mesmo do Stephen King. Obrigada!

Um comentário: