28 de outubro de 2023

Suzette ou le grand amour

 

Editora Nemo

Nessa graphic novel de Fabien Toulmé, temos a conversa entre a avó e a neta, enquanto a última ajuda a primeira a procurar o seu primeiro grande amor. Achei interessante, mas um pouco forçado. 

24 de setembro de 2023

A Camareira

 

Editora Intríseca

Meu clube do livro teve uma ideia bem legal: ler um livro de mistério até a metade, fazer uma reunião para discutir o que achamos que vai acontecer, e depois acabar de ler - e esse foi o escolhido - A Camareira de Nita Prose.

Infelizmente, todas as nossas previsões eram melhores do que realmente aconteceu no livro.

Além disso, temos aí uma personagem principal claramente neurodivergente - e isso é usado pela autora da forma mais conveniente: quando precisa, as pessoas notam e se aproveitam disso, e quando não é conveniente para a trama, as pessoas não percebem. Achei isso bem problemático. 

Então, assim: não recomendo.

6 de abril de 2023

1499 - O Brasil antes de Cabral

 

Editora Harper Collins


Quando minha filha foi estudar os indígenas na escola, encontrei esse livro de Reinaldo José Lopes e achei bem interessante: 1499, o Brasil antes de Cabral. Publicado em 2017, como divulgação científica, fala sobre as mais recentes descobertas sobre as populações indígenas que estavam no território que hoje é o Brasil antes do tal "descobrimento", ou como eles colocam: "O Brasil antes de Cabral".

Breaknews: não é mais o que a gente aprendeu na escola na década de 1980 e 1990 - e creio que algumas informações não chegaram nas salas de aula ainda hoje. Há evidências multidisciplinares de sociedades complexas, além do simples coletores-caçadores, e muito ainda por descobrir.

Como a linguagem é acessível e é bem construído, é acessível para adolescentes e adultos e, como um apoio, para ser usado como bibliografia em aulas de ensino fundamental I, anos iniciais (o antigo primário). Recomendo para quem gostaria de aprender mais dessa área - sem ser muito técnico.

25 de março de 2023

Take my hand

 

Editora Berkley

Este livro de Dolen Perkins-Valdez é daquelas ficções históricas que nos levam a conhecer mais de algum evento, de uma forma não imaginada antes.

Especialmente, ele fala bastante de ética médica, e como tantas investigações clínicas e decisões políticas foram tomadas sem o respeito por aqueles envolvidos, principalmente, os negros, pobres e outras populações vulneráveis.

A leitura vale a pena, e faz pensar.

19 de março de 2023

Amora: Stories

 

Editora Amazon Crossing

Essa experiência foi diferente: ler um livro escrito em inglês, traduzido originalmente do português, graça a um oferecimento dos livros gratuitos da editora Amazon Crossing. "Amora" foi escrito por Natalia Borges Polesso, e é um bom livro de contos, mas não achei nada demais.

14 de março de 2023

A promessa

 

Editora Relógio D'Água

Eu li "A Promessa" de Damon Galgut porque foi o vencedor do Booker Prize de 2021 (e estava em promoção na Amazon), mas não achei tão interessante. É a histórias de pessoas brancas na África do Sul, e fiquei com um pouco de ranço desses pobres meninos ricos.

10 de março de 2023

Torto Arado

 

Editora Todavia

Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, merece todos os prêmios e toda a fama que conquistou. É um livro incrível, que traz a luz personagens do Brasil que não são muito retratados ou conhecidos.

Alguns meses depois da leitura do livro, eu conheci a Chapada dos Veadeiros, e o guia que nos levou para conhecer as trilhas da comunidade quilombola Kalunga, parecia que tinha conhecido Bibiana e Belonísia - as histórias que ele contava poderiam ter acontecido dentro do livro. 

Se não bastasse a relevância histórica e cultural desse livro, temos também a habilidade de escritor do autor, realmente impressionante. O primeiro capítulo é uma descrições mais poderosas que eu já li na minha vida, que nos transporta para dentro da casa das irmãs, e nos deixa ali com o coração na mão. Extraordinário.

Leitura obrigatória.


7 de março de 2023

A Outra Casa

 

Editora Rocco

Sophie Hannah foi escolhida pela instituição que cuida do legado de Agatha Christie como sucessora do seu trabalho - com permissão - para escrever histórias com os mesmos personagens - e achei isso um feito e tanto!

Mas o primeiro livro que eu leio da autora, A Outra Casa, foi realmente uma decepção. Os personagens são chatos (não identifiquei nenhum da A.C.), e a história nem é tão atraente assim. Realmente não sei se vou dar uma outra chance.



4 de março de 2023

Santidade

 

Editora Fiel

Tem livros antigos que são muito bons, mas "Santidade" de J.C. Ryle me pareceu confuso e difícil de aplicar nos tempos atuais - mesmo que a santificação seja algo real e muito presente na vida dos cristãos.

Não recomendo.

27 de fevereiro de 2023

Siracusa

 

Editora Blue Rider Press

Uma amiga foi para a Sicília, e eu achei interessante esse livro chamado Siracusa - parecia um bom livro de férias (sobre férias). Mas acabei não gostando dos personagens, e achei tudo meio blé.

21 de fevereiro de 2023

O ladrão de Casaca: As primeiras aventuras de Arsène Lupin

 

Editora Zahar

Maurice Leblanc criou Arsène Lupin como opositor a Sherlock Holmes, e embora a premissa seja interessante, a narrativa é meio estranha e realmente dá para entender porque Sherlock fez bem mais sucesso. 

(Não assisti a série da Netflix, mas só ouvi falar bem).

19 de fevereiro de 2023

Ardil-22 (Catch-22)

 

Editora BestBolso

Ardil-22, de Joseph Heller, está no top 10 da lista de livros mais amados da BBC, e foi com essa expectativa que eu fui ler. E, blé. 

É um livro sobre a II Guerra, na Itália, e se quer engraçado, mas acho que o humor não envelheceu bem. Ou talvez seja muito nichado (só para homens, e homens que estavam mais próximos temporalmente do evento histórico).

Recomendo só para aficionados mesmo. 




Trilogia Suja de Havana

 

Editora Dom Quixote

Fiquei absolutamente horrorizada, e já não sei se é um bom livro ou só feito para chocar. Muita miséria, muito sexo, muita desesperança.

15 de fevereiro de 2023

Laços

 

Editora Todavia

O nome do autor Domenico Starnone está associado a Elena Ferrante, e eu li o livro já com esse óculos, mas, na comparação, prefiro a Ferrante. A história é boa, bem escrita, mas é a história de um homem ainda.

10 de fevereiro de 2023

The Enchanted April

 

Editora Waking Lion

Um livro sobre 4 mulheres que estão cansadas ou em crise, e resolvem tirar férias sem marido, sem pai, sem noivo, e vão para um recanto bucólico no interior da Itália.

Poderia ser uma história desse século, mas Elizabeth von Arnim publicou esse livro em 1922. 

O momento histórico é diferente, assim como o contexto cultural, mas dá vontade de ir junto, passar a primavera num lugar lindo, fazer novas amizades e repensar a vida. Não importa a época, mulher é tudo igual.


8 de fevereiro de 2023

The Ballad of the Sad Café and Other Stories

 

Editora Mariner Books


São contos como devem ser: breves, mas complexos e bem feitos. 

29 de janeiro de 2023

Pachinko

Editoral Grand Central Publishing

Pachinko é uma história familiar, longa e muito bem escrita, ou seja, uma maravilha de leitura. A obra de Min Jin Lee traz perspectiva sobre a história da Coreia do Sul e sua relação com o Japão durante o século XX. 

Confesso que eu fiquei esperando aparecer uma personagem chamada Pachinko, até chegar na metade do livro e perceber que era um jogo de azar e um negócio dos personagens 😅, mas fica aqui como informação prévia da história e uma sugestão de nome para bichinho de estimação. 

14 de janeiro de 2023

Para terminar bem: comece hoje!

 

Editora Betânia

O livro de Patrick Dugan é leve e um incentivo para pensar na terceira idade ainda hoje, com atitudes simples que podem mudar como chegamos lá. Ele é cristão, e embora aqui seja específico de auto-ajuda, não tem fórmulas milagrosas ou exageros de coach. 

12 de janeiro de 2023

Homens Elegantes

 

Editora Rocco

Samir Machado de Machado escreve em Homens Elegantes uma ficção histórica envolvendo Europa e Brasil no século XVIII. O livro lembra a atmosfera dos 3 Mosqueteiros (como a própria capa evoca), com duelos e salões chiques, mas também é atravessado pelo personagens LGBT.

A minha impressão é que algumas coisas são descritas com o propósito de chocar o leitor, ao invés de ser pertinente para a trama (as descrições sobre comportamentos se xuais), mas, em geral, o livro é bem escrito e o autor segura bem suas mais de 500 páginas.

9 de janeiro de 2023

The Sound and the Fury

 

Editora Vintage Internacional

O Som e a Fúria, um título maravilhoso, tem bastante de experimentação na sua escrita, a começar por acompanhar o diálogo interior de um homem com deficiência intelectual. Assim, a escolha de ler esse livro de William Faulkner em inglês não foi das melhores, porque tornou bem mais difícil, mas, mesmo assim, foi possível apreciar o clássico da literatura norte-americana.

É uma história dolorida, e um retrato muito bem feito social e familiar.



5 de janeiro de 2023

The Door

 

Editora Harvill Press

A porta, da húngara Magda Szabó, é um livro maravilhoso, daqueles que dão deleite e satisfação de ver se desdobrar na sua frente. Temos personagens complexos, um mistério que se desenrola, dramas de relacionamentos humanos. É realmente muito bom. 

Eu realmente gosto de livros com personagens idosos bem construídos: toda uma vida por trás, mas eles podem ser muito mais multifacetados do que o simples: já vivi muito, sou muito sábio. 

Além disso, temos um panorama histórico da Hungria durante o século XX, país não muito conhecido por nós aqui do Brasil. Recomendo demais.

Princesas guerreiras

 

Editora Pallas

Sou completamente a favor por livros que recuperem, apresentem e inventem mulheres fortes para as crianças, porque elas sempre existiram - as princesas que não precisam ser salvas. Janaina Tokitaka é uma ótima autora de livros infantis, e este "Princesas Guerreiras" tem contos curtos de diferentes culturas, uma riqueza. 

1 de janeiro de 2023

Eu que nunca conheci os homens

 

Editora Dublinense

O título do livro de Jacqueline Harpman já é ótimo: Eu que nunca conheci os homens. E a história, curta mas intensa, é uma distopia muito inquietante. É ótimo para ler algo completamente inusitado, e também pensar no que se faria estando na mesma situação da nossa personagem. Acredito que é ótimo para um clube de leitura também. Recomendo.