14 de maio de 2020

Os 4 temperamentos na educação dos filhos

Editora Kirion - Capa Gabriela Haeitmann

Italo Marsili é um psiquiatra que, recentemente, tornou-se celebridade de instagram, com mensagens de encorajamento e comportamentais. Um coach? Um consultor? Um terapeuta? Pode ser tudo isso, e, se você já o ouviu falar, sabe também que adora uma polêmica.

Nesse livro: Os 4 temperamentos na educação dos filhos, não há polêmica, não há política, só realmente uma apresentação sobre os temperamentos e aplicações práticas na educação dos filhos (nisso ele está fazendo PhD: já são 6). No final do livro, ele também menciona a sua teoria das camadas (eu já o tinha ouvido muito falar sobre isso, mas nunca tinha visto um estruturação formal). 

Depois que eu acabei de ler esse livro, vi uma resenha que diz que é a transcrição de um curso, então justifica um pouco o formato de algumas partes da obra, em que alguns temperamentos recebem mais detalhes que os outros, e que a linha de raciocínio não é a mesma para todos - característico de uma fala oral. 

Como eu já disse, o final do livro fala sobre personalidade e a teoria das camadas, e o começo do livro apresenta uma filosofia sobre os temperamentos, e ambas eu não achei tão interessantes. No entanto, o "miolo", a parte em que são apresentados os temperamentos e as implicações práticas, são realmente muito boas. Consegui ver as minhas filhas em alguns perfis, e entender melhor como lidar com cada uma delas - algo que eu já intuía e ele confirmou, ou então dicas muito boas. 

Há considerações específicas sobre as interações, por exemplo, pais de um temperamento e filhos de outro, como deve ser o caso geralmente. Gosto também da abordagem dele sobre educação que envolve a formação do caráter, de um ser humano responsável e livre. Não é disciplina autoritária, nem educação livre, me parece um meio do caminho que sempre me interessou.

Ele também apresenta alguns pontos sobre espiritualidade, e, embora não defenda nenhuma religião, ele é católico e é possível ver esse viés nos exemplos dados, mesmo sem atrapalhar o texto para aqueles que professam outros pontos.

Assim, eu recomendo o livro, reforçando essa diferença entre autor e obra, que nem sempre pode ser feita (em termos de polêmica), mas aqui realmente independe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário