16 de março de 2020

Whisper Network

Editora Sphere

O livro "Rede de Sussuros" traz para a literatura um tema que esteve nos noticiários do mundo todo, o #metoo. A autora Chandler Baker acompanha cinco personagens, cinco mulheres que trabalham no departamento jurídico de uma grande empresa de material esportivo que se encontra em frente ao dilema ético de expor uma situação de abuso de poder e abuso sexual.

São cinco mulheres bem diferentes e assim a autora consegue abordar de certa forma todos os aspectos desse tipo de problema - quem não teve escolha, quem teve escolha, se beneficiou e se arrependeu, quem não estava em condições de ter escolha, quem não se envolve diretamente. O livro traz uma situação extrema, para aumentar a energia da trama, mas as reflexões sobre o ambiente de trabalho, os abusos possíveis e o impacto em diferentes pessoas são muito pertinentes.

É interessante também como expõe os mecanismos de proteção que as mulheres desenvolveram ao longo dos anos - e eu me peguei pensando: olha como aceitamos como normal uma situação que simplesmente não deveria ser admissível. Espero que estejamos caminhando na direção de não ter mais as situações e não só meios de escape.

No livro, há trechos no plural - um coletivo se manifestando sobre a história, indicando sentimentos e opiniões. No final, a autora indica que teve necessidade de colocar no livro as vozes dessas mulheres que passaram por situações parecidas, que estão buscando ser ouvidas. Eu, particularmente, fiquei confusa pensando: quem é esse povo? Quando vai ser explicado quem elas são na história? e achei estranho ver essa explicação só no final. 

É uma boa história e um bom livro, recomendo inclusive para clubes de leituras, porque dá vontade de conversar bastante sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário