14 de julho de 2019

A Jane Austen Education

Editora Penguin

Eu amo os livros de Jane Austen. Todos os 6 e os contos reunidos depois. Gostaria muito que ela tivesse escrito mais. No entanto, o livro de William Deresiewick aumentou o meu conhecimento sobre as obras dela, e me fez admira-las ainda mais pela profundidade e perspicácia que ela teve na construção de suas histórias, o que, realmente, me passou desapercebido antes.

Esse livro chama-se "A Jane Austen Education", traduzido como "O que aprendi com Jane Austen - como 6 romances e ensinaram sobre amor, amizade e as coisas que realmente importam" (disponível pela Editora Rocco). O autor estuda literatura e vai permeando sua experiência na faculdade, no mestrado, nesse começo de vida adulta com o que ele percebe de profundo e intencional em cada uma das 6 obras de Jane Austen. 

É incrível como podemos ver o tanto que ela entende da natureza humana e como ela prenunciou uma estrutura social mais moderna naquele cenário inglês interiorano do século XIX. O que importa para um casamento, como fazer e manter amigos, o que é ter caráter e ser realmente bondoso - está tudo ali, e como William Deresiewick percebeu, tudo ainda importa para nós.

Essa leitura mudou minha forma de ver alguns dos livros da Jane Austen (até o que eu menos gosto, Emma, e eu acredito que chegou a hora de reler outros dela), e para mim é uma leitura obrigatória para quem realmente gosta da autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário