28 de agosto de 2015

O País dos Petralhas

Editora Record

Reinaldo Azevedo escreve na Revista Veja e tem um programa na rádio Jovem Pan sobre política. Ele é conservador e liberal, literalmente mesmo, então é contra o governo atual não só pela corrupção e escândalos em geral mas por posicionamento político. Confesso que não penso muito em política - o que inclui não entrar a fundo nas questões, mas ouvir passivamente as notícias dos veículos de comunicação que mais me agradam - mas acredito que faz sentido várias das suas opiniões, então por isso resolvi ler "O País dos Petralhas", de 2008, que é uma coletânea dos textos do seu blog.

É interessante como ele analisa e vai juntando fatos (o que ocorreu realmente - seja baseado em documentos, ou entrevistas, ou discursos) com inferências do que pode acontecer. Ele já era pessimista - e 7 anos de governo petista depois, e no meio de uma crise, não podemos dizer que ele não tinha um pouco de razão.

No entanto, o que eu mais gosto do Reinaldo Azevedo é seu amor pela literatura e sua capacidade de citar vários trechos de livros e poemas de cor, ou de contextualizar diversas obras e autores. Ele também sabe muito sobre a língua portuguesa - inclusive origem das palavras, outro campo de conhecimento que eu adoro. Ele não gosta de Guimarães Rosa como eu, mas eu admiro e adoro os "momentos culturais" do seu programa na rádio (Pingos nos is, às 18h), e os poucos textos do livro que tratam desse assunto - literatura.

PS: Não estou entrando num debate político, porque não tenho embasamento para tal, então quaisquer comentários ofensivos sobre isso serão apagados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário