27 de agosto de 2013

Guia Politicamente Incorreto da América Latina

Editora Leya
"Guia Politicamente Incorreto da América Latina" é, como se espera, um livro para sair do "senso comum" a respeito de fatos históricos da região. Menos variado do que o livro sobre o Brasil, é focado em política e grandes líderes dos dois últimos séculos como Che Guevara e Perón, além de um pouco sobre a colonização espanhola e francesa, conforme o caso. Justamente por ser "menos variado", os capítulos são mais longos e cheios de detalhe - principalmente o capítulo sobre Cuba e Che.

Se tudo o que você sabia sobre Che Guevara era "Hay que endurecerse pero sin perder la ternura jamás" e o filme Diários de Motocicleta (como eu), o que é apresentado do argentino que revolucionou Cuba é impressionante - para um lado muito mais escuro da força do que se podia imaginar. Outros dados surpreendentes era a relativa prosperidade em índices de Cuba antes de Che, do Haiti antes da revolução e da Argentina antes de Perón. Não que tudo era bom, claro, mas os autores apresentam perspectivas bem melhores se eles não tivessem sido mal administrados...

Leandro Narloch e Duda Teixeira não são socialistas, marxistas ou de esquerda, e deixam isso bem claro ao se posicionar contra "heróis" dessas correntes de pensamento. Claro que há parcialidade na análise - eu sei - sempre há um viés ideológico em livros históricos, mas eu admiro nesse livro o mesmo do livro anterior: há muitas referências biográficas, todas listadas, e eles também declaram ter visitados os diferentes países, para colher informações "da fonte". Para quem gosta de história, não importa o lado, vale a pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário