9 de outubro de 2012

Wives and Daughters

Domínio Público - Amazon

O único problema dos livros da Jane Austen é que são seis. Só seis. É possível relê-los a exaustão, claro, mas também é gostoso ler livros diferentes, e, para mim, é aí que entra Elizabeth Cleghorn Gaskell, uma inglesa que viveu alguns anos depois de Austen e escreveu sobre o mesmo cenário: o interior da Inglaterra e seus habitantes, com bastante foco nas mulheres. Eu já assisti uma série da BBC sobre uma de suas obras, Cranford, e o primeiro livro que eu leio dela é Esposas e Filhas (Wives and Daughters).

É um romance mesmo - um livro de 800 páginas e uma história lenta, com os personagens de uma cidadezinha, focando na filha do médico local, sua segunda esposa e sua filha. As duas tem idades próximas, mas são completamente diferentes - o engraçado é que você possa talvez associa-las, ou algumas de suas características, com pessoas que você conhece hoje. Porque sim, o mundo muda, temos máquinas de lavar e as mulheres vão trabalhar fora, pílula e facebook, mas as pessoas continuam sendo basicamente as mesmas.

Elizabeth Gaskell não é Jane Austen, definitivamente, mas o livro tem cara de férias, é um entretenimento leve e delicioso, daqueles que não vão tirar o seu chão, porque sim, você sabe o que vai acontecer, mas é uma delícia viver um pouco com personagens tão simpáticos (sem ironias) e alguns ótimos de odiar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário